Folha de S. Paulo


Leitores relatam como passarão as 48 horas sem WhatsApp

A decisão judicial que bloqueia o uso do WhatsApp por 48 horas gerou descontentamento entre os brasileiros nesta quarta-feira (16).

Válida a partir de 0h desta quinta (17) em todo o território nacional, a medida fez com que os usuários do aplicativo usassem o Twitter e o Facebook para protestar.

Apesar de companhias de telefonia não terem sido as autoras do pedido de bloqueio, usuários fazem críticas a elas (a Folha apurou que a Justiça em São Bernardo do Campo, responsável pela decisão, quer que o WhatsApp fique fora do ar no país devido a uma investigação criminal)

Igor do Vale/Folhapress
Justiça determina o bloqueio, em todo o território brasileiro, do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp por 48 horas nesta quarta-feira (16). A medida entra em vigor às 0h de quinta (17).
Justiça determina o bloqueio, em todo o território brasileiro, do aplicativo WhatsApp

Questionando os motivos que levaram ao bloqueio, os adeptos à plataforma de mensagens ainda brincaram sobre o que estarão fazendo nos próximos dois dias enquanto o aplicativo não estiver funcionando.

Confira os relatos dos leitores da Folha.

*

Bom dia, para mim isso é puro egoísmo! As operadoras cobram fortunas em seus pacotes de dados, principalmente a Vivo e que detesto esse nome! O WhatsApp não funciona sem rede de dados, seja ela móvel ou Wifi, todos saem ganhando! Mas eu sei também o que é isso. É a crise, não é mesmo?! As operadoras estão se vendo no estreito com o aplicativo que além de mensagem de texto tem mensagem por voz e faz ligação. Mas, no Brasil, o que é bom dura pouco! Só a corrupção que não acaba. As autoridades deveriam estar preocupadas com a situação do país. Estão preocupados com uma gota d'água no copo enquanto um oceano está afogando o país! O que traz benefício ao povo é cortado, o que traz benefício à política brasileira fica rodando anos e não fazem nada! Está aqui minha indignação!!!


JOÃO MARCOS

*

Este país continua sendo cada vez mais esdrúxulo.

Em qual país do mundo um reles juizinho de uma cidade do interior de São Paulo, determina a suspensão de um aplicativo em todo o território nacional, sem qualquer satisfação à sociedade brasileira?

Quando uma servidora do Detran do Rio de Janeiro, há tempos, confrontou um juiz dizendo que ele não era Deus, ela estava completamente enganada, está agora comprovado, os juízes brasileiros são realmente Deuses.

Simplesmente não há mais o que comentar sobre esta nação, o mundo fica cada vez mais estupefato com o que acontece aqui, nada mais surpreende.

Que país é este?


FRANCISCO PAIVA

*

Olá, Bom dia! Achei muito desnecessário bloquear esse app, já esta dificultando bastante as relações pessoais e profissionais do dia a dia.

O povo brasileiro já é castigado todos os dias por esse governo precário, pelas dificuldades de arrumar emprego, pelas dificuldades de comprar o básico para o lar, para ter lazer e etc.

Moro no ES, em Colatina minha cidade foi atingida pela tal "Lama", estamos todos os dias enfrentando filas enormes para receber água, e ainda tem gente se preocupando com bloqueio de Whats, para mim isso é uma palhaçada. Só atraso de vida!


LISLEY MADEIRA

*

Inicialmente, é notório o descontentamento da maior parte da população.

Faço parte dessa grande parte. O aplicativo, além de servir para comunicações, no meu caso, serve também como ferramenta de trabalho. Durante 48h, o meu setor financeiro na empresa estará praticamente sem comunicação, visto que a comunicação a distancia não é possível por outro meio se não o whatsapp. Sinto como se regredíssemos.

Acredito que no mínimo deveriam ter avisado aos usuários com mais antecedência, não diminuiriam os descontentamentos, mas estaríamos preparando outras ferramentas para que nosso lado profissional não fosse abalado.


DAMARIS GONÇALVES

*

Prezados da Folha,

Minha primeira reação ao saber da notícia sobre o bloqueio de 48h do WhatsApp foi ligar para o menu de promoções de minha operadora para cancelar o pacote atual semanal de minutos e internet. A segunda reação foi mobilizar o Twitter declarando guerra às operadoras de telefonia.

Esclareço que esta minha indignação não é motivada apenas por conta do bloqueio ao aplicativo, mas a todos os apps que vem sofrendo qualquer tipo de censura no Brasil como o WhatsApp e Uber, pois estes aplicativos só estão em ascensão por conta da ineficiência das empresas e instituições que há anos investem muito pouco no avanço da qualidade dos serviços.

Nesta quinta e sexta trabalharei, procurando reduzir ao máximo todas as ligações telefônicas.


LEONARDO ONGARATTO

*

O mais engraçado de tudo isso é que para problemas irrelevantes como esse a Justiça é rápida, mas a Dilma continua na presidência estragando tudo... Isso a Justiça não resolve!

Existem outros aplicativos que funcionam da mesma maneira que o WhatsApp. Por que continuam no ar?! Se as operadoras quisessem conquistar o consumidor, deveriam melhorar o serviço de telefonia e reduzir os preços absurdos dos planos... Bloquear o WhatsApp não vai resolver nada, muito ao contrário, vai piorar! Não vai mais ter recarga!

Enquanto isso, vamos aprender dicas de como lavar roupa durante esse período de bloqueio do WhatsApp!!!


IGOR ANTERO

*

A notícia causou fervor entre todos os grupos que frequento. Desde os familiares que se rebelaram contra a determinação judicial, até os amigos que trataram tudo como uma grande piada. Não nego, por um período de tempo duvidei que fosse verdade. Sejamos sinceros, quem esperaria que um aplicativo deste porte seria impedido por dois dias?

Mas o que poderia fazer? Nada além de migrar para as outras centenas de redes sociais que compõem a internet.

O que surpreende qualquer um quando se trata dos internautas é seu senso crítico recheado de um humor escancarado. Não há uma piada implícita, porém, há uma revolta presente. E mesmo em meio ao fechamento temporário de uma das redes mais visadas da atualidade, ainda há quem se divirta no Twitter, Facebook, ou qualquer outro meio de comunicação.

É tão impróprio o que está acontecendo, porém, é uma forma de avaliarmos o que estamos vivendo. Será real tudo o que se passa nesses tantos grupos do aplicativo? Ou apenas uma máscara que colocamos em nós mesmos, e fantasiamos com uma cobertura de "emojis"?

Não há quem tire a liberdade da comunicação gratuita fornecida pelo sistema, porém seria surpreendente se a concorrência não estivesse aflita, não é?

Há poucos anos, meu irmão lutava para conseguir créditos de celular e mandar suas mensagens SMS. Hoje, basta alguns movimentos, e sem custo algum (talvez a sua liberdade), o recado estava encaminhado. É revoltante, mas não nego estar curioso pelas reações de todos ao meu redor.

Basta aguardar.


VINÍCIUS PIOTTO

*

Esta proibição do WhatsApp vai direto contra a necessidade do cidadão. Veja meu caso: eu estou na Etiópia e consigo falar com a minha família no Brasil graças ao Whatsapp, caso contrário deveria pagar caríssimo para ter contato.


LUIZ LOPES, DE ADIS ABEBA (ETIÓPIA)

*

Quando lemos a notícia do WhatsApp fora do ar, a princípio foi fácil pensar: "são só 48 horas" SÓ 48 horas. Mas afinal, será que sabíamos o verdadeiro poder das 48 horas? Era difícil de se imaginar que horas puderam até virar meses, em tão pouco tempo.

Nessa vida corrida que levamos onde acabamos utilizando o aplicativo de forma automática a verdade é dura: estar sempre ali já é uma parte de nós, já é algo que se encontra integrado nas nossas vidas. Uma realidade fútil, não? Como pudemos ficar tão dependentes de um meio de comunicação?

Nas primeiras horas tudo parece estar tão bem, a impressão é que podemos entrar a qualquer momento para checar as mensagens, só demos uma pausa. Mas a falta começa a ser maior, e com ela vem uma certa mudança de humor.. E quando percebemos: melancolia constante, a saudade de algo que está sempre tão presente começa a doer. É onde você começa a perceber os detalhes mais poéticos de tudo que está ao seu redor, é onde você vê que quando Djavan disse: "Um dia triste, toda fragilidade incide, e o pensamento lá em você... e tudo me divide." Ele te resumiu ao máximo na situação atual.

E após você se acostumar com o momento, a surpreendente mudança: a atenção. A atenção que era toda voltada pra um local de comunicação se divide, assim como o seu lazer. São nessas horas que você percebe o quanto um diálogo cara a cara ou uma simples troca de olhares, pode mexer mais com você do que algumas palavras. Parece surreal. Mas quando pessoas se desligam, nem que seja um pouco da vida virtual, ela começa a ver a família, a casa, a vida, de forma mais explícita, e até mais importante, são momentos extremamente únicos. Únicos e rápidos.

Nessa fase de apreciação da vida real, tudo vai passar mais ligeiramente, mais intenso e logo.. As 48 horas se foram. E o que você fez? No que pensou? Será que esse tempo destinado ao seu próprio interior valeu mais que semanas de uma vida completamente virtual? Pode até ser que sim. Mas falando como jovem, brasileira.. Ser humano, isso pouco vai importar agora que as mensagens começaram a chegar. É como se acontecesse uma lavagem cerebral, e você se esquecesse da imensa aventura que viveu, e de sua profundidade. Eu sei. É deprimente, mas por mais relutante que formos, isso sempre vai ser maior, a influência de quem nos rodeia.

É o mal do século. É o mal da vida. Difícil entender.

E talvez, até mesmo esse desabafo sobre os momentos sem WhatsApp, seja uma consequência das 48 horas. Só espero que realmente aconteça mais vezes, é disso que precisamos! Mais momentos pra encontros pessoais interiores, reflexões, uniões. Nem que seja na marra, valeu a experiência!


FERNANDA GONÇALVES

*

Prezados leitores, amigos, familiares e moradores do mesmo teto que eu:

Venho por meio deste e-mail comunicar que estarei sem whattsapp nas próximas 48 horas e você, caro leitor brasileiro,também!

De fato, a primeira opção mais óbvia foi encontrar um aplicativo correspondente ao WhatsApp, mas mudei de ideia. Ao invés disso, acessei o "notes" no celular para ver a minha agenda às vésperas do Natal, peguei um papel, uma caneta e, aqui estou... No facebook!

É, papai noel, não vai ser desta vez que vou resgatar a minha essência de jantar olho a olho, de ligar para os meus amigos, de fofocar com minha mãe ao telefone sobre a final do the voice, de curtir um por do sol sem tocar no celular para tirar mais uma das milhares de foto...

Na próxima vez, favor bloquearem, além do WhatsApp, o facebook, o viber, o telegram, o messenger...Talvez assim, eu consiga bloquear o meu olhar do celular!


JOSE MANUEL SEGURO

*
PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: