Folha de S. Paulo


Cidade Kemel não é favela, reclamam leitores

Considero importante a visibilidade que a Folha está proporcionando com essa reportagem: "Romero Britto pinta painel gigante em favela da Grande São Paulo. Contudo, utilizar a palavra "favela" para definir um bairro onde todos os moradores adquiriram seus lotes regularmente com suor do trabalho, e pagam em dia todas taxas e tributos, pode repercutir negativamente e desviar o foco desse belo trabalho.

REINALDO SOUZA (São Paulo, SP)

*

Lamentável o tratamento de forma pejorativa que deram ao bairro da cidade de Poá, bairro esse que, por sua dimensão, é limítrofe a quatro cidades: Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo. Com certeza o colunista não conhece o bairro ou tampouco onde está exposta a obra de Romero. Cidade Kemel, sim este é o nome do bairro em questão. Ele não verá ao redor barracos de madeira ou casebres, que são as construções que caracterizam uma favela. Nada contra as favelas, pois é sabido que é um lugar de gente simples e batalhadora, mas o desprezo com que tratam a zona leste de São Paulo é um incômodo que fere a todos os habitantes, mais uma vez. Lamentável.

EDIMAR F MATOS

*

Existe um equivoco conceitual nesta reportagem: na verdade, o local que recebeu o painel não é uma favela. O bairro Cidade Kemel está localizado sim na periferia do município de Poá (Grande São Paulo), porém está longe de ser uma favela ou comunidade, como acharem melhor. Ainda bem que esta inconsistência de informações não diminui em nada a beleza do trabalho realizado e a generosidade do artista em compartilhar conosco um pouco de seu talento... Mas talvez diminua as vendas do jornal, não é mesmo? Triste pela apelação!

CINTIA CARVALHO (Poá, SP)

*

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: