Folha de S. Paulo


Leitoras criticam médico que é contra suposto medicamento para o câncer

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Evanius Wiermann, disse que "os pacientes estão sendo feitos de cobaia sem garantia nenhuma de segurança ou de eficácia" sobre a utilização de fosfoetanolamina (Justiça libera suposta droga contra o câncer sem testes em humanos ). É muito fácil falar em tese. Sugiro ao iminente médico pedir a opinião de quem tem como única esperança de vida esse medicamento. Meu sobrinho quer ser "cobaia", sim, e tenho a certeza de que todos os que já tentaram o que a medicina do Brasil oferece e não obtiveram resultados satisfatórios têm a mesma opinião. Todos esses pacientes têm direito de viver com dignidade como reza a Constituição do nosso país.

MARIA ELZA SIGRIST (Campinas, SP)

*

Evanius Wiermann está completamente equivocado. O ministro Fachin em sua decisão no STF esclarece que é um medicamento experimental. Além disso, o médico subestimou a inteligência de todas as pessoas que vão fazer uso do medicamento, uma vez que todos já sabem que serão "cobaias". A cientista que dá o depoimento falando de sua mãe expressa muito bem o sentimento de todas as famílias envolvidas com o câncer, quando declara "que se danem os protocolos científicos. Sou cientista sim, mas sou também a filha da Carmen..." (Não quero ver minha mãe definhar ).

MAGALI MARGARETH S. MARTELLO (Campinas, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: