Folha de S. Paulo


Entidade de produtores do plástico pede sacolas de supermercado de graça

A matéria Com usinas ociosas, Haddad fica longe da meta de reciclagem diz que as metas de reciclagem de São Paulo não foram atingidas por falta de coleta seletiva.

Desde que foi anunciado o acordo Apas-Procon/SP pela cobrança das sacolas plásticas, esse resultado já era previsto. Segundo pesquisa Datafolha, 83% da população não quer pagar pelas sacolas nas cores verde e cinza, com mensagens sobre coleta seletiva e descarte de resíduos, que seriam usadas como veículo impulsionador da coleta seletiva e para 77% dos entrevistados, a população não está separando o lixo de acordo com a cor das sacolas.

Se as sacolas fossem dadas de graça pelos supermercados, a população, que já tem costume de descartar o lixo doméstico nas sacolinhas, poderia estar engajada na separação dos recicláveis, que chegariam em quantidade suficiente às centrais municipais de triagem. O Datafolha mostrou que 87% dos paulistanos querem que o Procon defenda a gratuidade das sacolas plásticas.

É fundamental que a população tenha as sacolas verdes e cinza de graça. Com a cobrança, é prejuízo tanto à população como ao meio ambiente e, tudo isso, somente para o benefício econômico dos supermercados.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: