Folha de S. Paulo


Embaixador do Azerbaijão contesta texto sobre conflito com a Armênia

A Embaixada do Azerbaijão manifesta o seu profundo repúdio em referência ao texto na seção Erramos que afirma que "a Armênia não promoveu invasões e massacres contra o Azerbaijão". Em diferentes períodos históricos, o Azerbaijão foi submetido a invasões e massacres pela Armênia. Por mais de 20 anos, a Armênia vem ocupando a região de Nagorno-Karabakh e sete distritos vizinhos do Azerbaijão. Em 26 de fevereiro de 1992, as Forças Armadas da Armênia cometeram um massacre sem precedentes contra a população do Azerbaijão, na cidade de Khojaly. Em resposta à ocupação armênia, em 1993, o Conselho de Segurança da ONU adotou quatro resoluções que exigem a retirada imediata das tropas armênias dos territórios do Azerbaijão. Infelizmente, a Armênia ainda continua a ignorar essas resoluções.

*

NOTA DA REDAÇÃO - Os dois países têm um passado histórico marcado por conflitos e disputas territoriais, que divide a opinião de historiadores e cientistas políticos consultados pela Folha.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: