Folha de S. Paulo


'As contradições de Marina Silva inviabilizam sua eleição', opina leitor

A tática de "desconstrução" de Marina Silva é a mesma usada contra Celso Russomanno (PRB), que foi incapaz de fugir da armadilha. Espero que Marina consiga se defender. Se não conseguir, que sirva de aprendizado. Quem sabe, no futuro, Marina Silva faça uma "Carta ao Povo Brasileiro" e vire uma "Marininha Paz e Amor". Os caminhos foram mostrados. Bastaria ter aprendido.

ANÍSIO FRANCO CÂMARA (São Paulo, SP)

*

As contradições de Marina Silva inviabilizam sua eleição. Como uma representante da esquerda brasileira pode seguir religião que tem raízes na ala mais radical da direita dos EUA?

LUCIO EIJI FUKUMOTO (Foz do Iguaçu, PR)

*

Quando o PT, desrespeitosamente, ataca Marina Silva, esquece-se de que ela foi petista. Mas, quando é atacado por Marina, o PT pede respeito e faz questão de lembrar que ela foi petista. Além de corrupto, é esquizofrênico.

TÚLLIO MARCO SOARES CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

*

Concordo com a presidente Dilma, ao afirmar leviandade nas acusações de Marina Silva, se referindo à Petrobras. A candidata do PSB afirma que a presidente manteve a quadrilha da estatal. Então por que ela aceitou ser vice de um dos acusados?

FRANCISCA GEORLANE DE ASSIS (Itaquaquecetuba, SP)

*

Em vez de o sr. Reinaldo Azevedo tentar imputar futuras crises do Brasil tanto a Dilma quanto a Marina, sugiro que ele leia o artigo "Cantata para tucano a quatro mãos", do sociólogo Antônio Marcos Capobianco (Tendências/Debates, 12/9). Ele vai constatar a verdadeira crise econômica e financeira causada e deixada pelo PSDB ao governar o país.

JOSÉ CLÁUDIO MOSCATELLI (Sertãozinho, SP)

*

Nunca vi tanto ressentimento e falta de educação quanto ao artigo do sr. Antônio Marcos Capobianco. O sociológo se esquece dos malfeitos do PT, do mensalão –que levou à cadeia os "grandes nomes" do partido–, da política errática internacional que vivemos nos últimos 12 anos, do afundamento da economia nas mãos da "gerentona", do descalabro que se tornou a Petrobras e de obras que nunca terminam.

MÁRIO BENONI CASTANHEIRA DE SOUZA (Brasília, DF)

*

Em relação à reportagem "Servidor do Planalto fez alterações em perfis de jornalistas", esclarecemos que a nota no portal da Casa Civil da Presidência da República informa que o servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho assumiu a autoria das alterações nos verbetes "Miriam Leitão" e "Carlos Alberto Sardenberg". Acrescentamos que o servidor descartou a participação de outra pessoa no episódio. Não cabe, portanto, qualquer ilação de que o servidor teria agido a mando de alguém.

DANILO MOLINA, assessor de comunicação social da Casa Civil da Presidência da República (Brasília, DF)

*

Somente pessoas oportunistas, desinformadas, ingênuas ou revoltadas é que cometeriam esse desatino de entregar os destinos do Brasil a uma candidata despreparada como Marina Silva. Uma elite muito atrasada, dona dos meios de comunicação, aproveitou e explorou a morte de Eduardo Campos para lançar Marina à Presidência. Pouco importa o preparo e a competência da candidata. O importante é derrotar seu inimigo, o PT. Esse filme é reprise do roteiro Jânio e Collor, sem base política, usando o moralismo político e atacando a política em geral. Não precisa ser vidente ou cientista político para conhecer o final. Entre todas as leviandades prometidas pela candidata apenas uma acaba com o voto, o governo, o Congresso e a democracia: a independência por lei do Banco Central. É inacreditável.

ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

*

Quanto mais as pessoas conhecem as propostas de Marina, que estão mais à direita que o PSDB, além da sua mudança de opinião por interferência de líderes religiosos, mais votos ela perde. Fora que agora o governo está conseguindo mostrar tudo que foi feito e nunca divulgado.

SUELY REZENDE PENHA (Campinas, SP)

*

Marina está parcialmente certa quando diz que o PT pôs diretor na Petrobras para assaltar. O correto é que o PT aparelhou todas as instituições deste país, todas as estatais deste país, cada um dos 39 ministérios de seu governo, e cada um dos poderes constituído deste país, com várias quadrilhas de assaltantes, comandada cada uma delas por um "diretor" da base aliada.

VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

*

O santo PT esta dizendo que, com Marina, o dinheiro do pré-sal deixará de ir para a educação.
Só se esqueceram de dizer que todo esse dinheiro e mais outro tanto continuará seu trajeto rumo a contas e bolsos petistas, como já acontece faz tempo.

ONDINA NEUPPMANN (Ribeirão Preto, SP)

*

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, o inquisidor da fé ateia, condenou Marina por ter se atrevido a desafiar o primeiro dogma do ateísmo, segundo o qual não há um Deus criador. E quanto a Dilma, que ao se tratar com o curandeiro João de Deus, desafia o segundo dogma, que declara não haver alma. Deveríamos enviar as duas juntas para um "gulag", na Sibéria, e votar em Aécio?

ZALMAN GIFT (São Paulo, SP)

*

Nessa desconstrução da imagem de Marina Silva pelos marqueteiros do PT, talvez se esqueçam que a candidata do PSB é cria do próprio partido. Eles deveriam lembrar que a eleição será decidida em segundo turno e com o tempo de propaganda igual e os debates frente a frente, com certeza isso será considerado e talvez esse ataque no horário eleitoral se volte contra Dilma. Nesse vale-tudo eleitoral o que é oportuno agora pode ser perigoso amanhã.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: