Folha de S. Paulo


Horrível o comportamento da torcida na abertura da Copa, escreve leitor

Horrível o comportamento dos brasileiros no jogo de abertura da Copa. Não sou a favor do governo Dilma, mas achei falta de respeito e muita agressividade contra a presidente da República. As pessoas não deveriam misturar política com esporte. Lamentável!

ADRIANA SIEMERINK N. PAIVA (Barueri, SP)

*

O Brasil sedia a maior competição esportiva do planeta e a presidente da República quer se passar por anônima na festa de abertura. Simplesmente surreal!

JOAQUIM QUINTINO FILHO (Pirassununga, SP)

*

Dilma, antes de ser presidente é uma mulher, mãe e avó. Vaias às autoridades são comuns, mas o que a classe média branca paulistana mostrou para o mundo foi que não tem educação, respeito nem vergonha na cara.

DIMAS ANTÔNIO DE SOUZA (Belo Horizonte, MG)

*

Apesar de não votar no PT, achei de mau gosto e uma tremenda falta de educação a sonora vaia dirigida a ela com palavrão que percorreu o mundo. O colunista "[Fernando Rodrigues diz ter dúvidas se o melhor do Brasil é o brasileiro"]:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2014/06/1470308-futebol-e-barbarie.shtml. Eu nunca tive. Em diversas situações, seja nos estádios, no trânsito, nas ruas, no respeito aos deficientes físicos, estamos anos-luz atrás de outras nações.

ADAUTO L. CARDOSO (Sorocaba, SP)

*

O pior do Brasil são os políticos! Elegemos eles em confiança e o que vemos é uma grei sem pudor fazendo pouco caso do povo brasileiro, surrupiando dia a dia nosso patrimônio e dignidade. O "vai tomar no c..." dito a Dilma nada mais é do que um pequeno recado e um basta na hipocrisia.

TULIO ALVES SANTOS (São Paulo, SP)

*

Lamentável a opinião de Juca Kfouri. Não concordar com xingamentos à presidenta é plausível, mas dizer que a Copa é para endinheirados, e não para o povão, é análise primária. Ela e Lula fizeram a Copa para o povão, sim. Sempre houve no Brasil vinculação entre política e futebol, e eles sabem que podem capitalizar ganhos políticos com o povão, que fica mais entorpecido e anestesiado com o sucesso da seleção. Vincular as ofensas a Dilma apenas a gente que tem dinheiro é estimular a luta de classes. Basta que Juca vá a um jogo do Corinthians, que certamente ouvirá palavrões de pobres e de endinheirados.

JULIO STANCATI, médico do Corinthians (São Paulo, SP)

*

Não bastasse uma abertura que não deixará resquício nenhum na nossa memória e um futebol vencido com a ajuda do juiz, o tão esperado e alardeado pontapé inicial por um paraplégico foi mais escondido do que mostrado. Por quê? A (des)organização teve medo de que o pontapé fracassasse? Que vergonha.

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: