Folha de S. Paulo


A um dia da Copa, leitores comentam artigos sobre clima pré-Mundial

Dentre as muitas análises sobre Copa e manifestações, a de Frei Betto é de uma rara e iluminada simplicidade. É esclarecedora a distinção que fez entre bens pessoais e bens sociais, copa e cozinha.

CARLOS MORAES (São Paulo, SP)

*

Quanto desespero na coluna de Vladimir Safatle. Aliás, era o último momento para apresentar sua filosofia negativista. O Mundial começa nesta quinta (12) e o espírito da Copa já nos contagia.

MANOEL TERRA VERDI (Fernandópolis, SP)

*

Gostaria de lembrar que a luta por um Brasil melhor e mais justo não pode ser contra a Fifa e a Copa do Mundo. Nosso adversário é o governo. Como pode a maior cidade da América do Sul, às vésperas de um megaevento, ficar dias sem transporte coletivo? Não precisamos fazer passeatas, tampouco greves. Temos é que deixar de pagar os impostos (IPVA, IPTU, ICMS, etc.). O problema não está com os empresários, pois eles são os mais pressionados para pagar mais impostos e tem que encarar a classe trabalhadora. Diminuir a carga tributária traria aumento efetivo de salários e diminuiria a festa da máquina pública e seus superssalários e benefícios.

IVAN VASCONCELOS (São Paulo, SP)

*

Sobre a coluna de Valdo Cruz, acrescento que a culpa pelo jogo feito, com o time prestes a marcar gol contra, não é atribuída ao seu técnico, no caso a presidente Dilma. O "dono do time", Lula, já jogou toda a culpa no torcedor que está lá fora, o estrangeiro que acompanha o jogo da nossa economia. A plateia, na arquibancada fora do estádio, é a culpada pelo jogo feio do time.

SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: