Folha de S. Paulo


Leitores comentam textos sobre aborto

A discussão sobre o aborto capitaneada pelo colunista Hélio Schwartsman estava interessante, posto que com argumentos razoáveis, mas o texto "Essências e embriões" ("Opinião", ontem)
é lamentável. Dizer que o embrião é "simples amontoado de células" é fechar os olhos para as maravilhas vistas por um simples ultrassom. O artigo escancarou o preconceito, saiu da essência para a ilusão cognitiva.
TIAGO CINTRA ESSADO (São Paulo, SP)

*

Embora concorde com as ponderações de Hélio Schwartsman relativas à discussão do aborto no Brasil, permito-me nela inserir questões legais e de saúde pública. O Código Penal vigente, datado de 1940, pune com um a três anos de cadeia a mulher que opte pelo aborto.
Além de ineficaz, felizmente poucas mulheres no Brasil vão presas por terem abortado, a larga maioria da população desconhece essa lei.
Por outro lado, o aborto inseguro, praticado em más condições sanitárias, é a quinta causa de morte materna no Brasil, atingindo notadamente as mulheres mais pobres.
Esses são pontos importantes para reflexão.
THOMAZ RAFAEL GOLLOP (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: