Folha de S. Paulo


Professores comentam reportagens sobre universidades

Em relação à reportagem "Universidades têm apagão de professores de engenharia" ("Cotidiano", 20/4), pergunto se uma das razões da dificuldade para contratar professores não seria exatamente a exposta em outra reportagem recentemente publicada: o teto salarial imposto às universidades públicas federais e estaduais. A conclusão da reportagem de 20/4 é que os salários oferecidos pela Unifesp e UFABC são muito pouco atrativos e defasados em relação ao mercado.

RODRIGO T. CALADO, professor da USP (Ribeirão Preto, SP)

*

A comunidade USP/Unicamp/Unesp (estudantes, professores e funcionários), através de suas associações, continua demonstrando seu conservadorismo, elitismo e ignorância com sua teimosa rejeição à quarta universidade pública de São Paulo, a Univesp.
O ensino superior a distância começou na Universidade de Londres, em 1858, com cursos por correspondência. Hoje EUA, Europa, Índia, China e África usam a modalidade com sucesso para garantir acesso democrático a cada vez mais indivíduos.
O Enade revela que os universitários que estudaram via ensino à distância apresentaram notas superiores às dos egressos do ensino presencial. As três instituições estaduais irmãs ora se veem receosas de serem superadas nos rankings internacionais dos próximos anos pela Univesp.

FREDRIC M. LITTO, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da USP (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: