Folha de S. Paulo


Leitores comentam artigo de Ferreira Gullar sobre hospitais psiquiátricos

Não há como não parabenizar Ferreira Gullar pelo artigo "Tragédia desnecessária" , sobre a morte de Eduardo Coutinho. O país vive um apagão psiquiátrico, no qual os pacientes com transtornos mentais estão cada vez mais desassistidos, aumentando o preconceito contra os quase 50 milhões que sofrem desse mal. Hoje o Brasil não tem oferta de leitos, não há consultas, não há nada. Em vez de fechar os hospitais psiquiátricos, o governo deveria readequá-los e qualificá-los. Assim como Gullar, espero que este triste fim do cineasta sirva ao menos de exemplo para reflexão.

ANTONIO GERALDO DA SILVA, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (Brasília, DF)

*

Há mais de dez anos os hospitais psiquiátricos são fechados por "economia". Não existe reforma psiquiátrica no Brasil. A tragédia de Coutinho pode ser a oportunidade para que esse tema seja revisto. Tenho um filho que ficará sem ninguém que o cuide quando eu me for.

CLEUSA SOUZA DA PAZ, professora (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: