Folha de S. Paulo


Leitor critica reportagem sobre dieta vegana

Não sou vegetariano, mas concordo com a leitora Mari Polachini (Painel do Leitor, ontem). Josimar Melo, meu ex-guru em gastronomia, não apenas exagerou na reportagem "Vegano por uma semana" ("Comida", 27/11) como também foi preconceituoso contra aqueles que não comem carne. Cada linha do texto explicitava que a dieta vegana é do Demônio. Meu pai viveu 82 anos sem proteína animal, assim como vários amigos dele, e foi saudável até dois meses antes de morrer de câncer.

Tanto Josimar quanto a nutricionista foram tendenciosos ao afirmar que essa dieta é remédio ou que é insuficiente em nutrição. Sou médico e sei que ferro, cálcio e proteínas estão presentes em quase todos os nossos alimentos vegetais, bem como o importante triptofano, ignorado por eles.

PEDRO ERNESTO SILVEIRA, médico (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO CRÍTICO JOSIMAR MELO - Não disse que a dieta é do Demônio, mas apenas que, na nossa cultura alimentar, simplesmente retirar produtos animais da dieta provoca desnutrição e, por isso, é necessário repor essa carência com receitas e orientação profissional.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: