Folha de S. Paulo


Paula Lavigne critica reportagem sobre biografias não autorizadas

A reportagem "Gil e Caetano se juntam a Roberto contra biografias" ("Ilustrada", 5/10) informou que a Associação Procure Saber deseja manter a exigência de autorização prévia para biografias. Tal informação está equivocada, e não foi o que eu, como presidente da Procure Saber, informei à repórter Juliana Gragnani.

Em entrevista, esclareci que não se tratava de ser a favor de autorização prévia. Expliquei longamente a posição da associação. Em e-mail, a advogada da Procure Saber ainda informou: "Vamos esclarecer, para não deixar dúvidas: a Associação Procure Saber não apoia exigência de autorização; o que essa associação propõe é que direitos e obrigações sejam equânimes, e que não haja abusos à guisa de proteger direitos que não estão sendo violados. É muito complicado reduzir toda a questão a um equivocado 'apoio à exigência de autorização'". Essa foi a minha manifestação, e a reportagem distorceu a posição da Associação.

PAULA LAVIGNE, presidente da Associação Procure Saber (Rio de Janeiro, RJ)

*

RESPOSTA DA JORNALISTA JULIANA GRAGNANI - Na entrevista concedida por e-mail, Paula Lavigne escreveu o seguinte, sem cortes: "Nosso grupo é contra a comercialização de uma biografia não autorizada". O posicionamento foi reiterado por telefone. Por mensagem, a assessoria do músico Gilberto Gil também confirmou: "Gil é a favor de se respeitar a lei brasileira que exige que o biografado seja consultado e autorize ou não a biografia".

*

Ainda estou estupefato com o apoio de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque às proibições de biografias, justo eles, que foram baluartes na luta contra a ditadura militar, que foram exilados, perseguidos, e proibidos de exercer sua liberdade de expressão. É proibido proibir, deixemos a banda passar, pois o Haiti não é aqui.

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: