Folha de S. Paulo


'É inaceitável que a polícia prenda manifestantes sem ordem judicial', diz leitor

O artigo "Excessos cometidos", do professor Luiz Edson Fachin (Tendências/Debates, 27/7) mostra porque não é aceitável que as polícias Militar e Civil possam prender (que é o mesmo que deter) manifestantes sem ordem judicial.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Por outro lado, é lamentável que o professor Dircêo Torrecillas Ramos, em seu texto, aceite publicamente que os policiais possam prender um cidadão brasileiro para averiguar o seu grau de periculosidade e antecedentes.

ANTONIO NEIVA DE MACEDO FILHO (São José dos Pinhais, PR)

*

O artigo "Mais que um direito, um dever" de Dircêo Torrecillas Ramos retrata com perfeição como deve ser a atuação da Polícia Militar. Ela está rigorosamente dentro da Constituição. Permito-me dizer que faltou a abordagem da atuação das autoridades e das polícias Civil e Militar em face dos "mascarados". Estes deveriam ser imediatamente detidos, pois a presença da máscara já é prova robusta de que não se trata de manifestação legal. É início de conduta ilegal contra a segurança pública, até pelo fato de impedir a identificação.
O manifestante de boa-fé não usa máscara, inclusive porque tem orgulho do que faz.

EMMANUEL BURLE FILHO, ex-procurador-geral de justiça de SP (Santos, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: