Folha de S. Paulo


'E o direito dos cidadãos atingidos pelo caos e vandalismo dos protestos?', pergunta leitor

Até quando leremos diariamente na Folha: manifestação "x", inicialmente pacífica, gera caos na cidade e termina em vandalismo? O respeito à manifestação democrática possui necessariamente embutido o caos e o vandalismo?

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

E o direito dos cidadãos atingidos por esse caos e vandalismo? E a policia, só age depois de constatada a quebradeira? Manifestações ontem em São Paulo e Belo Horizonte contra o governador do Rio? Haja paciência democrática!

RICARDO F. SCOTTI (Belo Horizonte, MG)

*

Os protestos anarquistas do Black Blocs utilizam a chamada propaganda pela ação, muito em voga no final do século 19 e início do século 20, que consiste na realização de uma ação de grande visibilidade a fim de que ela se torne referência e inspiração para ações semelhantes, implementadas por outros grupos e indivíduos. Os atuais protestos utilizam a destruição da propriedade para chamar atenção para a sua oposição a bancos e corporações multinacionais. Para evitar uma escalada ainda maior de violência e de aumento dos protestos, a sociedade deveria pressionar o poder para que as políticas públicas priorizem melhorias na saúde, educação, transporte e segurança em todo o país.

LUIZ ROBERTO DA COSTA JR. (Campinas, SP)

*

O artigo do historiador Jaime Pinsky ("O pecado original", Tendências/Debates, 26/7) remete à necessidade urgente de se ministrar ciência política no ensino fundamental e médio. Somente quando o povo tiver conhecimento de que o poder é seu, as autoridades públicas aprenderão a respeitá-lo e sairão do pedestal.

JAIRO EDWARD DE LUCA, 9º promotor de justiça de São Bernardo do Campo (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: