Folha de S. Paulo


Leitores comentam mudanças na formação de médicos no Brasil

Conheço muitos docentes, médicos autônomos e estudantes preocupados com a formação médica, que, a cada dia, piora mais. De repente, Dilma, Padilha e Mercadante têm a bela ideia de aumentar o tempo da formação em medicina em mais dois anos, de abrir novas vagas em faculdades sem hospital universitário ou estrutura de ensino e de espalhar serviços de residência médica.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Enquete: Você concorda que médicos trabalhem no SUS para completar formação?

Até acredito que uma reforma curricular dos cursos de medicina é muito necessária. Porém esses dois anos a mais serão um período em que o médico recém-formado irá tapar o buraco da ineficiência do governo em garantir uma política de manutenção e melhoria dos recursos humanos em saúde.

Continuamos tapando o sol com a peneira, mas, agora, temos uma peneira maior.

PAULO SARACENI NETO, médico (São Paulo, SP)

*

O problema é mais grave do que se imagina. Por isso, só deveria ser aprovada a abertura de faculdade de medicina no país exigindo, da instituição, hospital, corpo docente e residência médica garantida para todos os egressos. Caso contrário, podem vir 2030, 2050 e o problema se arrastará por mais 500 anos.

MARCELO FRANZOSO, médico (Poços de Caldas, MG)

*

Quem mora na periferia urbana e nas pequenas cidades sabe das dificuldades encontradas pela população para conseguir uma consulta com um médico pelo menos uma vez por ano. Por isso, sou favorável à importação de médicos, apesar de saber das dificuldades encontradas também pelo profissional de saúde nas pequenas cidades, devido à falta de infraestrutura e sem a mínima condição digna de trabalho.

MÁRIO HERMELINO FERREIRA (São Paulo, SP)

Editoria de Arte/Folhapress

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: