Folha de S. Paulo


29/03/2013 - 05h00

Leitor critica propostas de professora da PUC para melhorar educação no país

LEITOR ANDERSON CIRINO DA SILVA
DE ARUJÁ (SP)

Não concordo com as ideias expostas pela professora da PUC-SP Maria Alice Setubal em "Tendências/Debates" (27/3). Essa tentativa de incentivo ao mundo da informática --ou, ainda, ao mundo da internet-- como possível recuperação do valor perdido da educação não é salutar à realidade da educação brasileira.

Curta a nova página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Problemas centrais --como a má remuneração dos professores, as salas superlotadas, as péssimas instalações e a violência nas escolas-- são emergenciais e, por isso, merecem a concentração de esforços para resolvê-los. É claro que qualquer recurso ligado à informática e ao uso da internet é importante, mas não é condição indispensável para a reestruturação da educação no país.

A professora deveria privilegiar outras causas para defender. Setubal fez uma análise que permite entender o seu viés neoliberal, ao apoiar o aprimoramento dos estudantes para as organizações --ou seja, trabalhadores aptos a compreender o mundo globalizado. Todavia, a aula expositiva --que ela chamou de simplista-- ajudou na formação de grandes intelectuais na história, que não tiveram a oportunidade de conhecer um computador.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: