Folha de S. Paulo


ROBERTO LUIS TROSTER

O governo deve suspender a abertura de novos cursos de medicina no Brasil? NÃO

Lalo de Almeida/Folhapress
SAO PAULO,SP. 06/05/2015. Escadaria do predio da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo. ( Foto: Lalo de Almeida/Folhapress COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
Escadaria do prédio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DIAGNÓSTICO INCOMPLETO E TERAPIA EQUIVOCADA

É meritória a preocupação do governo com a qualidade do ensino de medicina. A oferta de bons médicos é o fator mais importante da saúde de um país.

Dados do Banco Mundial mostram que, para aumentar a expectativa de vida da população, o número de médicos por habitante é mais significativo que os demais indicadores, como gastos públicos em saúde e leitos de hospital.

Esse índice no Brasil é menor que a média da América Latina e metade do nível da Argentina. Agravando o quadro, está mal distribuído, pois há Estados na Federação com um quinto dos profissionais por habitante que em outros.

Nos últimos anos, a oferta aumentou, com a autorização de funcionamento de novas faculdades de medicina. Consequentemente, cerca de 30 mil médicos ingressarão no mercado de trabalho a cada ano; descontando as aposentadorias, chegar-se-á ao patamar argentino só daqui a 20 anos.

A qualidade do ensino no Brasil, na média, é passível de debate. Todo médico, para poder atuar no Estado de São Paulo, necessita fazer o exame do Conselho Regional de Medicina, mas não precisa passar.

O que preocupa é que mais da metade dos recém-formados foi reprovada. Só a partir de 2020 é que a aprovação será requisito para exercer a profissão. Vale destacar que o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior desqualificou o exame para medir a qualidade dos cursos e dos alunos(!).

Além da qualidade, da quantidade e da distribuição de profissionais médicos, há o custo: os gastos em saúde estão aumentando no orçamento das famílias, uma tendência que deve continuar considerando o envelhecimento da população. A prescrição de política a ser adotada é clara no sentido de aperfeiçoar o ensino, aumentar a oferta, melhorar a alocação e baixar o custo.

Surpreendentemente, foi anunciado um decreto que vai proibir a abertura de novos cursos de medicina por cinco anos. O normativo está pronto, mas ainda não foi assinado pelo presidente. A medida seria uma reivindicação de setores da classe médica, que afirmam estar preocupados com a qualidade de ensino dos futuros profissionais nas faculdades de medicina.

É um despautério! Em qualquer mercado, uma restrição da oferta faz baixar a qualidade e aumentar o preço. Se a questão é melhorar o ensino, a solução é exigir mais das faculdades, com medidas como condicionar sua licença de operar a uma percentagem mínima de aprovados nos exames do Conselho Regional de Medicina, nunca de impedir a criação de novas faculdades.

A concorrência tem que se dar no binômio qualidade-preço, não na formação de cartel na oferta.

Podem-se também, conseguir mais recursos para formação de profissionais, corrigindo uma distorção histórica, e começar a cobrar para estudar nas faculdades públicas. Nas privadas, as mensalidades variam de R$ 5 mil a R$ 13 mil, enquanto que, nas do governo, o ensino é totalmente gratuito, inclusive para os que têm renda alta.

A proposta seria de oferecer, aos novos alunos, ou pagar pelo curso ou condicionar o exercício da profissão a estágios remunerados, por período limitado, em regiões carentes de médicos.

Não há excesso de oferta de cursos, mas sim, uma demanda reprimida por faculdades de medicina de qualidade. Um exemplo é a faculdade do Hospital Albert Einstein, que começou a funcionar no ano passado e, no primeiro vestibular, teve mais de 10 mil candidatos para apenas 50 vagas disponíveis.

Ainda há muito a ser feito pela saúde no Brasil, mas não se pode errar nem no diagnóstico nem na terapia. É isso.

ROBERTO LUIS TROSTER, doutor em economia e consultor, foi economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e professor da USP

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: