Folha de S. Paulo


Nagib Nassar

Saúde pública e meio ambiente em perigo

Com uma comissão formada por diversas equipes do governo federal, o Brasil aprovou em 2008 variedades de milho transgênico Bt (com gene cry - o mesmo gene toxico inserido na cana de açúcar transgênico ).

Na época, o presidente do CTNbio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) afirmou para imprensa que quem decide pela liberação dos transgênicos não são relatórios técnicos dos órgãos governamentais legitimados e definidos pela Constituição, mas sim a comissão que preside.

Mais do que isso: afirmou não haver problema algum em consultores do fabricante dos transgênicos julgarem, na comissão, seu próprio produto! Sim, contrariando todas éticas e todos os conceitos científicos e legais.

A história se repete neste ano com pareceres sem dados suficientes, sem números que devem ser analisados estatisticamente.

Artigos publicados por cientistas altamente qualificados nos mais importantes periódicos do mundo foram unânimes em confirmar: o gene cry nas culturas transgênicas Bt, como o milho. induziu má formação nos rins e no coração, por exemplo.

Causou danos no sistema hematopoiético e há inclusive claros sinais de toxidade hepatorenal em animais que consomem plantas transgênicas desse gene cry por longo tempo.

Os prejuízos causados ao meio ambiente também são relevantes, pois a toxina Bt tem efeito fatal sobre predadores, provocando desequilíbrio nas populações de insetos e extinção de espécies. O fato foi relatado e publicado em vários periódicos.

O efeito da toxina Bt no solo é altamente destruidor. Ela persiste ativa e se mistura com facilidade com a argila. Fica protegida contra degradação microbial e age contra microrganismos, impedindo a decomposição da matéria orgânica e criando, assim, uma série de problemas para a agricultura.

A hibridação natural dessas variedades transgênicas com variedades naturais da cana (ervas daninhas, escapes) pode acontecer com maior frequência, pois a cana-de-açúcar é uma planta totalmente alógama, afetando a fauna e levando à extinção de espécies de insetos.

Isto foi documentado pelos trabalhos publicado em periódicos como "Nature" e "Molecular Ecology".

A CTNBio nunca divulgou em seu site oficial os relatórios e a experimentação científica realizados sobre a biossegurança que levaram à aprovação da cana-de-açúcar transgênica.

Em várias reportagens publicadas recentemente, há indignações sobre potenciais conflitos de interesse.

A maioria dos países europeus proíbe o milho transgênico Bt com gene cry, pois acreditam em dados científicos, em números e em análise científica sem interferência de política e politicagem. Áustria, França, Alemanha, Grécia são alguns dos exemplos.

Não sabemos o que a futura geração poderá sofrer de efeitos colaterais pela toxina acumulada e depositada gradualmente nos órgãos humanas e no meio ambiente.

Nos Estados Unidos, há relatos sobre casos fatais humanos devido ao consumo do milho Bt.

NAGIB NASSAR, botânico e geneticista, doutor em genética e melhoramento de plantas, é professor emérito da Universidade de Brasília

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamentos contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: