Folha de S. Paulo


editorial

Força declinante

Pedro Ladeira - 9.mar.2017/Folhapress
BRASÍLIA, DF, 09.03.2017: PALÁCIO-ITAMARATY - Fachada do Palácio do Itamaraty em Brasília. O palácio, que é a sede do Ministério de Relações Exteriores, completa 50 anos. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
Fachada do Palácio do Itamaraty, em Brasília

Países se impõem no cenário internacional por meio do poderio econômico e militar ou, alternativamente, pelo que se convencionou chamar de "soft power" —o condão de aglutinar apoios graças ao prestígio e à credibilidade.

Longe de figurar entre as potências do primeiro tipo, o Brasil amarga também o declínio de sua imagem aos olhos do restante do mundo. Tal noção, quase intuitiva, ganha contornos mais objetivos em ranking recém-publicado por uma consultoria britânica.

No documento, o país ocupa uma modesta 29ª colocação entre os considerados mais aptos a exercer influência global de maneira persuasiva; estávamos em 23º há dois anos, quando o levantamento teve início a partir de indicadores relacionados a instituições, cultura e política externa.

Importa menos a posição na lista —possivelmente apenas uma forma de tornar o estudo mais chamativo— do que a evidência do desencanto com os atrativos brasileiros.

A perda de protagonismo na arena diplomática é visível desde o governo de Dilma Rousseff (PT), que, ao contrário de seus antecessores Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, não mostrava apetite para as relações exteriores.

Mais recentemente, um relatório elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos atacou, sem poupar Lula nem FHC, o que considera deficiências históricas na política externa, que fracassou em objetivos fixados como prioritários, caso da obtenção de um assento no Conselho de Segurança da ONU.

Considere-se, ademais, que o mundo ficou mais hostil nos últimos anos. A eleição de Donald Trump nos EUA e o plebiscito em favor da saída do Reino Unido da União Europeia, nos exemplos mais marcantes, mostraram nações menos propensas à abertura de suas fronteiras e seu comércio.

Cumpre, porém, apontar o óbvio —que nada pode ser mais devastador para o poder de convencimento externo de um país do que fracassos domésticos simultâneos na política e na economia.

Nesta década, o peso do Brasil no PIB global minguou de 3,1% para 2,5%. O atual presidente, alçado ao posto após um processo de impeachment, pode ter o mandato interrompido na próxima semana, acusado de corrupção.

Não é situação que permita ao governo encontrar muito a dizer para além das fronteiras nacionais, ainda que houvesse lá fora alguém interessado em ouvi-lo.

editoriais@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: