Folha de S. Paulo


editorial

Clima de boas intenções

A sede da ONU foi palco sexta-feira (22) de um fato incomum: nunca antes 175 países haviam assinado um tratado no mesmo dia. A distinção coube ao Acordo de Paris, adotado em dezembro para enfrentar a mudança climática mundial.

O número soa expressivo, mais ainda porque corresponde a nações que emitem 93% dos gases que, como o dióxido de carbono (CO2), agravam o efeito estufa. Apesar disso, constitui antes demonstração de boas intenções do que passos concretos para limitar o aquecimento global a 2°C ou, se possível, a 1,5° C, como indica o acordo.

O Brasil figura entre as nações signatárias. A presidente Dilma Rousseff (PT), em Nova York, pouco adiantou sobre ações futuras nesse campo. Limitou-se a reiterar o papel do Brasil nas negociações, embalado no prestígio adquirido com a redução de emissões. Pelo menos não se arriscou a desviar-se demais do tema e discorrer sobre o "golpe" que acredita sofrer.

Há ainda um longo caminho pela frente em relação ao tratado aprovado em Paris. Para entrar em vigor, o texto precisa ser ratificado –adotado como lei pelos respectivos Parlamentos– por 55 de seus integrantes, que em conjunto respondam por 55% das emissões globais.

Esse quórum mínimo contorna a improbabilidade de o Congresso dos EUA vir a ratificar o acordo, dada a resistência ideológica da maioria dos republicanos. De todo modo, o presidente americano, Barack Obama, pôs em prática várias medidas para conter emissões à revelia dos parlamentares.

A China, hoje o maior poluidor climático do planeta, também progrediu. Criou metas nacionais para conter o CO2, está fechando minas de carvão e investe pesadamente em energias renováveis.

O Acordo de Paris, porém, contém poucas provisões mandatórias e não estipula ações para garantir que a meta de 2° C seja cumprida.

Em paralelo, acumulam-se evidências preocupantes. O ano de 2015 foi o mais quente já registrado, e 2016 não fica atrás. Cada um dos 11 meses recentes teve a temperatura média global mais alta, na comparação com igual período. Março foi o mais escaldante entre todos os 1.635 meses desde 1880.

Tudo isso imprime um sentido de urgência aos governos, que no entanto encontram dificuldade para para passar das intenções aos atos.

editoriais@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: