Folha de S. Paulo


Karl Erjavec: Eslovênia de braços abertos para o Brasil

A Eslovênia, um dos países da Europa central, fica localizada no cruzamento cultural e geográfico entre o Mediterrâneo e as regiões dos Alpes, da Panônia e dos Bálcãs. É o único lugar do mundo onde as raízes eslavas se misturam às características das heranças latina e germânica.

A crise do final da última década teve impacto na Eslovênia. Hoje, porém, ela está entrando em um período do fortalecimento econômico. Estamos alcançando uma das taxas de crescimento mais elevadas da Europa, minimizando o nível de desemprego, o que nos enche de otimismo.

Estamos cientes de que temos muito trabalho pela frente e de que precisamos manter e construir novas parcerias. Esta é também o objetivo da minha visita ao Brasil, país com o qual temos um relacionamento político excelente e nenhuma questão aberta.

O que é que a pequena Eslovênia pode oferecer ao Brasil? Ao país gigante e exigente que quer caminhar ao lado dos melhores avanços mundiais em todas as áreas e que deixa a impressão de que abre as suas portas somente aos melhores e aos mais persistentes pretendentes?

A Eslovênia é uma sociedade baseada no conhecimento. Estamos cientes da importância de uma educação eficiente e de qualidade e do papel competitivo que o conhecimento tem no mercado global.

Desde o início dos relacionamentos diplomáticos entre os dois países em 1992, e também antes, no período em que a Eslovênia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia, um dos elementos-chave sempre tem sido a cooperação em ciência e tecnologia avançada. Foram estas duas áreas que particularmente marcaram as relações entre os nossos dois países e as primeiras nas quais os países concluíram atos bilaterais. Estamos dispostos a estreitar a cooperação nesta área.

O meu país é sede das muitas empresas altamente especializadas, consideradas mundialmente como sinônimos de qualidade. A maioria dos bons resultados dessas empresas é baseada no conhecimento local. Algumas delas encontraram oportunidades de negócios no exigente mercado brasileiro. Fico contente em saber que estão prosperando. Fico igualmente satisfeito em saber que a cooperação econômica entre os dois países está se fortalecendo. O comércio de mercadorias e serviços está cada vez maior, apesar de algumas barreiras de importação.

Visito o Brasil acompanhado por uma delegação de representantes das empresas eslovenas da área de tecnologia informática e de comunicação. Estou convencido de que esta área representa grandes oportunidades para estreitar a cooperação entre empresas dos dois países.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para congratular-me com a inauguração da Câmara econômica Eslovêno-Brasileira, a Slobraz. O papel da Câmara será promover e incentivar os potenciais econômicos bilaterais tanto na área de tecnologia informática como em todos os outros setores de interesse econômico mútuo.

A Eslovênia também é um destino turístico que dá atenção especial à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável dos centros urbanos. A nossa capital, Liubliana, foi proclamada capital verde da Europa de 2016.

O intercâmbio de boas práticas na área de desenvolvimento sustentável das cidades poderia trazer muitos benefícios aos dois lados. Além disso, o nosso país tem estruturas turísticas excelentes em ambientes termais, alpinos e mediterrâneos. A natureza maravilhosa permite inúmeras possibilidades de praticar o esporte e conhecer castelos idílicos, o que já impressionou muitos hóspedes brasileiros.

O Brasil é o parceiro estratégico da União Europeia (UE) Os relacionamentos da Eslovênia como membro da UE fazem parte da dinâmica e do desenvolvimento bilateral entre a UE e o Brasil. No nível inter-regional, a cooperação entre o Brasil e a Eslovênia está definida por relacionamentos estratégicos da UE com a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e o Mercosul, no âmbito do qual o meu país está a esforçar-se por alcançar um "Acordo de Associação" equilibrado e ambicioso.

A Eslovênia e o Brasil compartilham muitos valores, metas e inúmeros posicionamentos na área multilateral na qual desenvolvem uma cooperação exemplar. Ambos os países atuam ativamente em diferentes iniciativas, por exemplo, na mediação. A mediação tem um enorme potencial para resolver os conflitos de maneira pacífica e ganha importância ainda maior no contexto dos aniversários redondos de genocídios ocorridos na Ruanda e em Srebrenica (Bósnia e Herzegovina).

Neste ano, estamos comemorando muitas datas importantes. Por exemplo, o 70º aniversário da ONU, na qual Eslovênia e Brasil concordam a respeito da necessidade de mudanças na entidade. A prioridade é a reforma do Conselho de Segurança da ONU cujos membros deveriam refletir as novas realidades nos relacionamentos internacionais.

A Eslovênia apóia as posições do grupo G4, do qual o Brasil é membro. Apoiamos também os interesses do Brasil para exercer um papel ativo como novo membro permanente do Conselho de Segurança da ONU alargado.

Não posso terminar sem falar do esporte. Os atletas eslovenos já estão se preparando intensivamente para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro,em 2016. Além da promoção na "Casa Eslovena" dentro da qual ocorrerá a apresentação das curiosidades do nosso país estamos ansiosos pelos bons resultados dos nossos esportistas.

Nas últimas duas Olimpíadas, a Eslovênia foi uns dos países com a melhor proporção de medalhas conquistadas em relação ao número de habitantes. Torcemos para que no Rio também seja assim. No espirito do olimpismo desejo muitos êxitos por todos os melhores atletas, e sobretudo aos atletas eslovenas e aos atletas brasileiros.

KARL ERJAVEC é ministro das Relações Exteriores e vice-presidente do governo da República da Eslovênia

*

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@uol.com.br.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: