Folha de S. Paulo


Classe média procura marca, e não preço, diz publicitário

Uma das conquistas da nova classe média no mercado de consumo foi acessar o mundo das marcas.

"A classe C não quer preço, quer marca", afirmou o publicitário Luiz Lara, sócio da agência Lew'Lara/TBWA, durante o relançamento do Arena do Marketing, bate-papo sobre o universo publicitário promovido pela Folha e pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). A primeira versão do evento aconteceu de 1995 a 2001.

Para Lara, que dividiu a Arena com o diretor-geral da graduação da ESPM de São Paulo, Luiz Fernando Garcia, sob a mediação do jornalista da Folha Morris Kachani, essa inclusão da classe C no mundo das marcas reforça ainda mais o papel da propaganda de informar, educar e entreter.

Eduardo Anizelli/Folhapress
O Publicitario Luiz Lara, durante entrevista da primeira edicao na reestreia do Arena do Marketing
O Publicitario Luiz Lara, durante entrevista da primeira edicao na reestreia do Arena do Marketing

"A propaganda brasileira educa e forma cidadania. Ensinou crianças a escovar os dentes e donas de casa a usar máquina de lavar", disse Lara.

Na sua opinião, a publicidade, que antes ficava presa ao intervalo da programação da TV, está encontrando novos caminhos e interagindo com o consumidor em diferentes plataformas, seja na internet ou no ponto de venda. "A propaganda era uma intromissão; hoje, sobretudo com a internet, ficou mais divertida, mais relevante."

Para ele, o jovem brasileiro que hoje vai às ruas cobrar do poder público melhorias no transporte e na saúde também exige das marcas que elas sejam mais verdadeiras e transparentes. "O futuro é o capitalismo de valor compartilhado. Tem que haver um equilíbrio entre o que você faz, diz e entrega."

FORMAÇÃO

A formação do profissional da publicidade também foi discutida durante a reestreia do Arena do Marketing. Para Luiz Fernando Garcia, em tempos de grandes mudanças tecnológicas, o ensino deve se voltar para a essência.

"O avanço é uma volta ao passado. Devemos ver uma maior carga de humanidades e de economia, e ampliar o foco na formação empreendedora."

ARENA

O Arena será realizado mensalmente no estúdio de rádio da ESPM em São Paulo, com transmissão ao vivo para alunos da ESPM em outros Estados. A cada rodada, um publicitário conversará com um jornalista e um professor da faculdade.

A íntegra do vídeo será disponibilizada posteriormente nos sites da Folha e da ESPM.

Os primeiros dez leitores da Folha que se inscreveram puderam acompanhar ao vivo. O leitor André Pena considerou o debate "bastante pertinente". "Deu uma grande contribuição para a indústria da comunicação", disse.


Endereço da página: