Folha de S. Paulo


Dúvidas mais frequentes

A seguir, as perguntas que os leitores e internautas mais levam à ombudsman da Folha, e suas respostas:

1. Por que o jornal do mesmo dia tem versões diferentes?
Por motivos geográficos e de ordem industrial. Para chegar às bancas e à casa dos assinantes em horário razoável, a Folha precisa começar a rodar sua edição na noite anterior. Limitações impostas pelos transportes aéreo e terrestre obrigam a Redação a escalonar o fechamento dos exemplares. Hoje há quatro edições diferentes da Folha: Nacional, Regional (distribuída no interior paulista), Brasília e São Paulo. Há fechamentos sucessivos das 20h à 1h.

2. Por que o jornal que circula fora de São Paulo não traz os resultados de jogos disputados à noite?
Pelas razões apresentadas na resposta 1. Eventos esportivos, notadamente partidas de futebol, costumam terminar entre 22h30 e 24h, quando as edições Nacional e Regional já foram rodadas e estão em processo de distribuição.

3. Por que o jornal que circula fora de São Paulo não custa mais barato, já que não traz produtos como as revistas sãopaulo ou Serafina?
Porque as despesas de transporte desses exemplares são maiores do que na Grande SP.

4. Por que a Folha, à diferença de outras publicações, só pode ser lida na internet por seus assinantes e por assinantes do Universo Online?
Segundo o UOL e a empresa que edita o jornal, a restrição atende a necessidades de ordem estratégica.

5. Por que a foto principal da capa muitas vezes não tem relação com a manchete do jornal?
Fotografia é informação. Não deve ser tratada como mero adereço dos textos da página. Assim, não é obrigatório que a imagem esteja relacionada à notícia principal do dia. Muitas vezes, a notícia principal do dia não é a que gera a foto de maior carga informativa. Um bom desenho de capa consegue separar adequadamente os assuntos, evitando que o leitor estranhe a composição.

6. Por que a capa do jornal muitas vezes dá fotos de assuntos sobre os quais não há nenhuma informação nas páginas internas?
Às vezes são flagrantes que a Redação não teve tempo e/ou condições de apurar mais detalhadamente. Em outras, são imagens que dizem tudo sozinhas. Há também ocasiões em que o jornal simplesmente se descuida e deixa de oferecer informações que poderiam saciar a curiosidade do leitor.

7. Quem decide o que entra na Primeira Página e a hierarquia dos assuntos na capa?
Há um núcleo de jornalistas encarregado de confeccionar a Primeira Página. Ele está subordinado à Secretaria de Redação. O jornal faz sua última reunião do dia a partir das 16h, com a presença da SR e editores. O jornal realiza também uma reunião às 9h, para discutir a pauta prevista para o dia.

8. De quem é a opinião expressa nos editoriais?
Esses textos, publicados na página 1-2, refletem a opinião do jornal.

9. Por que há tantas cartas de autoridades no "Painel do Leitor"?
A direção do jornal entende que autoridades não deixam de ser leitores. Além disso, considera que uma das funções da seção é abrigar cartas que configurem direito de resposta. Muitas pessoas procuram a ombudsman para reclamar dessa "coabitação". Reivindicam seção exclusiva para as manifestações do "leitor comum". Por limitações de espaço, o jornal não vê condições de atender ao pedido.

10. Já mandei muitas cartas para o "Painel do Leitor". Por que nenhuma foi publicada?
A seção recebe muito mais cartas do que tem condições de publicar. Na seleção, o responsável leva em conta a atualidade do conteúdo e a necessidade de garantir a manifestação de pontos de vista diferentes sobre determinado assunto. Existe também a preocupação de promover uma certa rotatividade entre leitores. Na medida do possível, a ombudsman procura interceder pelo leitor que pede ajuda por estar "na fila" há muito tempo.


Endereço da página: