Folha de S. Paulo


França decide multar pessoas que forem pegas com maconha

Usuários de maconha terão em breve que pagar uma multa quando forem pegos com a droga na França, anunciou nesta quinta-feira (25) o Ministério do Interior local.

A medida tem como objetivo combater o uso de Cannabis entre adolescentes, que é o mais alto na Europa, de acordo com uma pesquisa feita por uma agência da União Eeuropeia em 2015.

O ministro do Interior, Gerard Collomb, disse que o governo vai apresentar em breve ao Parlamento uma proposta para mudar a lei, autorizando a cobrança da multa, que terá um valor fixo.

Alain Jocard - 29.abr.2017/AFP
Manifestante com máscara de maconha durante protesto em Paris pela legalização da droga
Manifestante com máscara de maconha durante protesto em Paris pela legalização da droga

A ideia de cobrar uma multa de quem for pego com maconha foi uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron. Para ele, as cobranças devem ser usadas como punição a crimes menores, que muitas vezes ficam impunes porque os tribunais estão sobrecarregados.

"A multa fixa não vai mudar o fato de que isso é uma ofensa criminal", disse Colomb à rádio Europe 1.

Ele também disse que os policiais serão equipados com celulares e tablets para facilitar a cobrança das multas quando a pessoa for pega em flagrante.

O governo não divulgou de quanto será a cobrança, mas um estudo feito a pedido de Macron apontou que o valor deveria ficar entre 150 euros e 200 euros (de R$ 587 a R$ 783).


Endereço da página:

Links no texto: