Folha de S. Paulo


Em meio a onda de frio, Trump diz que aquecimento global seria bom

Timothy Clary - 28.dez.2017/AFP
Trenós em floresta em Lanoraie, Québec, no Canadá
Trenós em floresta em Lanoraie, Québec, no Canadá

O final de semana e o feriado de Ano-Novo devem ser congelantes no norte dos Estados Unidos e no Canadá, depois de as temperaturas baterem recordes negativos nesta quinta-feira (28).

Diante da onda de frio, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse em rede social que seria bom se houvesse aquecimento global. "No leste [dos EUA], pode ser o Ano-Novo MAIS FRIO já registrado. Talvez a gente pudesse ter um pouco daquele velho aquecimento global que nosso país, mas não os outros, ia gastar TRILHÕES DE DÓLARES para impedir. Se agasalhem!", escreveu ele.

Trump fala sobre o frio

Desde sua campanha presidencial, Trump vem fazendo declarações mostrando que não crê que a ação humana esteja levando ao aquecimento global. Como presidente, ele vem tomando medidas que vão na contramão do combate à mudança climática, como anunciar que os EUA vão abandonar o Acordo de Paris sobre o clima.

Autoridades estão alertando os moradores das regiões mais afetadas, o Nordeste e Meio-Oeste dos EUA, que tomem cuidado com a possibilidade de hipotermia e de congelamento de membros. Na quinta (28), chegou a fazer -35°C em Watertown, no Estado de Nova York; a temperatura subiu para -7°C na manhã de sexta (29).

E o frio deve continuar neste final de semana. Em Nova York, onde acontece a famosa festa na Times Square, a previsão é de que a temperatura fique entre -11°C e -7°C na noite de Réveillon. Em Minneapolis, a temperatura não deve passar de -18°C no final de semana.

Também há previsão de mais de um metro de neve no Estado de Washington e no norte das Montanhas Rochosas nos próximos dias.

Andrew Kelly -28.dez.2017/Reuters
Bebê agasalhado para o frio na Times Square, em Nova York
Bebê agasalhado para o frio na Times Square, em Nova York

Endereço da página:

Links no texto: