Folha de S. Paulo


Opositor russo é impedido de concorrer às eleições de 2018

Sergei Bonurin/Associated Press
O líder opositor russo Alexei Navalny
O líder opositor russo Alexei Navalny

O opositor russo Alexei Navalny foi declarado impedido nesta segunda-feira (25) de concorrer às eleições presidenciais do ano que vem na Rússia, depois que comissão eleitoral determinou que ele é inelegível devido a sentenças de prisão que pesam contra ele.

A decisão já era esperada, já que autoridades eleitorais russas já declarara Navalny impedido diversas vezes. A decisão desta segunda foi a votação pelos 13 membros da comissão eleitoral; 12 membros votaram a favor e um se absteve, citando conflito de interesse.

Navalny, 41, quem pesquisas mostram poderia representar um perigo ao presidente Vladimir Putin, que vai tentar a reeleição no pleito de março, disse que irá apelar da decisão. Ele pediu que seus apoiadores boicotem a eleição.

"Sabíamos que isso aconteceria, então temos um plano claro e direto", disse Navalny em uma mensagem gravada e divulgada após o anúncio. "Anunciamos um boicote da eleição. O processo em que somos chamados a participar não é uma eleição real. Ela terá apenas Putin e os candidatos que ele pessoalmente selecionou."

Pesquisas mostram que Putin, 65, deve ser facilmente reeleito para mais seis anos, até 2024, quando terá 72 anos.

Entre cargos de premiê e presidente, Putin tem dominado a política russa pelos últimos 17 anos.


Endereço da página:

Links no texto: