Folha de S. Paulo


Eleição parlamentar catalã vira novo plebiscito sobre independência

Manu Fernandez/Associated Press
Cartaz do ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont é vandalizado com bandeira espanhola
Cartaz do ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont é vandalizado com bandeira espanhola

A Catalunha volta hoje às urnas nas eleições mais insólitas já vistas nessa região do extremo leste da Espanha.

Cerca de 5,5 milhões de votantes poderão eleger os membros do novo Parlamento regional que, depois, escolherá o novo governante.

Essas eleições, que podem ter participação recorde na história espanhola, foram convocadas pelo premiê Mariano Rajoy, que recebeu carta branca do Congresso espanhol para a intervenção do governo central na Generalitat (o governo regional autônomo) em 28 de outubro. O Executivo local foi destituído e o Parlamento dissolvido após ter declarado a independência em relação à Espanha.

O ex-chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, fugiu para a Bélgica. Seu então vice, Oriol Junqueras, está em prisão preventiva sem direito a fiança.

Ambos são cabeças de lista das duas principais formações do bloco independentista e fazem parte do grupo de 18 acusados de rebelião e sedição, na denúncia a cargo do Tribunal Supremo.

Também continuam presos, sem fiança, Jordi Sánchez (um dos artífices da mobilização social) e o ex-secretário de Interior Joaquim Forn. Ambos fazem parte da lista de candidatos da coalizão Juntos por Catalunha, de Puigdemont.

A permanência em prisão preventiva dos três candidatos divide opiniões.

O bloco separatista —Juntos por Catalunha, Esquerda Republicana e CUP— conseguiu levar milhares às ruas em distintas manifestações e encher a cidade de cartazes pedindo "Liberdade para os presos políticos".

Até a Prefeitura de Barcelona, comandada pelos Comuns, grupo não separatista, se manifestou a favor da soltura dos acusados.

Já os que se opõem ao independentismo questionam o termo "presos políticos" e argumentam que o correto é "políticos presos".

Boa parte da briga se desenvolve em redes sociais, sacadas de apartamentos, símbolos pendurados pela cidade e em lacinhos amarelos distribuídos pelo jornal "Ara".

Para Josep Joan Moreso, catedrático em filosofia do direito e professor da Universidade Pompeu Fabra, o juiz do Tribunal Supremo Pablo Llarena deveria ter liberado Junqueras, Sánchez e Forn, assim como fez com outros cinco políticos.

"A prisão provisória é uma medida extraordinária, e sua motivação (risco de fuga, destruição de provas e reiteração do delito) agora seria de baixa intensidade. Quando alguns deles são candidatos, há que ponderar essas circunstâncias com o fato de limitar seu direito fundamental à participação política. Acho que esse direito deveria ser mais forte do que foi considerado pelo juiz Llarena."

PANORAMA

Concorrem nessas eleições sete forças políticas (veja quadro nesta página) que, a grosso modo, são compreendidas como dois blocos —separatistas e constitucionalistas— e um "fiel da balança".

Nenhum bloco teria assegurado, segundo as pesquisas publicadas sexta-feira (15), a maioria de 68 dos 135 assentos no Parlamento.

Entretanto, a Esquerda Republicana e o Cidadãos chegariam empatados, segundo a pesquisa mais recente. A primeira levaria a melhor no número de assentos, com cinco de vantagem (36-37 versus 31-32).

O partido de Oriol Junqueras se sai melhor nas regiões menos populosas que o da andaluza Inés Arrimadas. Com esse impulso, o grupo separatista voltaria a ter chances reais de maioria.

A terceira força, com 18%, seria o Juntos por Catalunha (de Puigdemont), e a quarta, com 15,4%, o Partido Socialista (de Miquel Iceta). Partido Popular (do premiê Rajoy) e CUP, dois extremos, ficam na lanterna com 4,8% e 4,9%.

Catalunha em Comum, coalizão da prefeita de Barcelona), teria 8,7% das intenções e, portanto, poder para redefinir se o independentismo continua na briga.

Entretanto, ainda é grande o número de indecisos. Eles representariam 27,8% do total de eleitores, o que, considerando votos válidos e uma participação entre 80-82%, significaria 600 mil pessoas.

CRESCIMENTO VIRTUAL

O crescimento do Cidadãos é visto também em redes sociais. Dados da ferramenta de análise de redes sociais EzyInsights mostram que Carles Puigdemont é o líder absoluto em engajamento e tem mais capacidade de viralizar conteúdo.

No entanto, sua página no Facebook cresceu apenas em 5.000 fãs no último mês, enquanto a de Inés Arrimadas ganhou mais de 8.000 novos seguidores na rede social.


Endereço da página:

Links no texto: