Folha de S. Paulo


Vice-presidente dos EUA adia pela segunda vez viagem ao Oriente Médio

Joshua Roberts/Reuters
O vice-presidente Mike Pence faz discurso sobre estratégia de segurança dos EUA em Washington
O vice-presidente Mike Pence faz discurso sobre estratégia de segurança dos EUA em Washington

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, adiou nesta segunda-feira (18) pela segunda vez a viagem que faria ao Oriente Médio sob a justificativa de que ele teria de ficar no país para a votação da reforma tributária.

O projeto, considerado prioritário pelo presidente Donald Trump, deve ser aprovado com margem mínima ou metade dos votos do Senado, motivo pelo qual o voto de minerva de Pence, presidente da Casa, pode ser necessário.

A previsão é que a votação ocorra nesta terça (19), mesmo dia em que o vice-presidente deveria embarcar. Membros da Casa Branca afirmam que a ida do republicano ao Oriente Médio foi adiada para a semana de 14 de janeiro.

O voto de Pence para a reforma tributária tornou-se mais necessário diante da internação do senador John McCain para tratamento contra um câncer. Com isso, os republicanos ficam com 51 membros da Casa, contra 48 democratas.

Se fosse seguido o calendário inicial, o vice de Trump deveria ter viajado no último sábado (16). Na última quinta (14) houve o primeiro adiamento, também usando a aprovação do projeto no Senado como justificativa.

As alterações na agenda também ocorrem em meio à convulsão provocada pela decisão de declarar Jerusalém a capital de Israel, no dia 6. Além dos palestinos, a iniciativa irritou aliados árabes como Arábia Saudita e Jordânia.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, cancelou a reunião que teria com Pence. Ele ainda se encontraria com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, com o presidente do Estado, Reuven Rivlin, e com o dirigente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.


Endereço da página:

Links no texto: