Folha de S. Paulo


Filho de braço direito de ditador será presidenciável governista no Paraguai

Mario Valdez - 17.dez.2017/Re
O conservador Mario Abdo Benítez ao votar em Assunção; ele foi eleito candidato em primárias
O conservador Mario Abdo Benítez ao votar em Assunção; ele foi eleito candidato em primárias

O Paraguai definiu neste domingo (17) em eleições primárias os candidatos às eleições presidenciais, em 22 de abril de 2018. O presidente Horacio Cartes, que tentou aprovar a reeleição, também não conseguiu eleger seu postulante.

O Partido Colorado será representado no pleito por Mario Abdo Benítez, 46, filho do homônimo braço direito do ditador Alfredo Stroessner (1912-2006), que derrotou Santiago Peña, 38, ex-ministro da Fazenda do atual presidente.

"O Paraguai vive em plena democracia. Reconhecemos a tendência favorável ao senador Mario Abdo para representar a ANR [Associação Nacional Republicana, nome oficial do Partido Colorado] nas eleições presidenciais. Obrigado a todos os paraguaios por seu compromisso e participação neste dia", reconheceu Cartes.

O candidato colorado é da ala conservadora do partido. Sua proposta central é a melhora da segurança no país, como o combate aos guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP) e ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

Também defende o combate à corrupção e reformas no sistema de saúde e educação. Do ponto de vista dos costumes, declara-se contra o aborto —proibido em todas as ocasiões no Paraguai— e o casamento homossexual.

O principal rival de Benítez será Efraín Alegre, do Partido Liberal, um dos principais defensores da derrubada do projeto de reeleição para Cartes —que levou a protestos violentos no país entre o final de março e o início de abril.

Alegre tentará chegar à Presidência pela segunda vez, após perder para Cartes em 2013. Já a esquerdista Frente Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo, será representada pelo jornalista Leo Rubin, que foi escolhido por seus membros em setembro.


Endereço da página:

Links no texto: