Folha de S. Paulo


Principais candidatos e Bachelet votam para presidente no Chile

O primeiro candidato a comparecer às urnas na manhã ensolarada e quente de Santiago, neste domingo (17), foi o ex-presidente de centro-direita, Sebastián Piñera, da aliança Chile Vamos.

Depois de oferecer um café da manhã em sua casa, no bairro nobre de Las Condes, para sua equipe de campanha, seus filhos e netos, dirigiu-se à escola República de Alemanha, onde votou. Ao sair, não deu declarações. Sua mulher, Cecilia Morel, afirmou que se sente como se "já tivesse entrado na maternidade, para que nasça o bebê, já fizemos a nossa parte".

Piñera lidera as pesquisas de intenção de voto, com uma margem pequena, de dois pontos percentuais.

Por volta das 10h (11h de Brasília), votou o centro-esquerdista Alejandro Guillier, no Liceu Domingo Herrera Rivera, em Antofagasta, por onde é Senador, acompanhado por familiares e apoiadores. Dali, dirigiu-se ao aeroporto para viajar a Santiago, onde acompanhará os resultados com seu comando de campanha, na capital chilena.

Já a presidente Michelle Bachelet fez declarações ao votar, chamando a população a comparecer às urnas. "Minha única mensagem hoje é que as pessoas saiam a votar. Se há algo que nos iguala num dia como hoje, trata-se do voto, meu chamado é que todos participem e nos façam ouvir sua opinião."

No primeiro turno, votaram apenas 43% dos 14 milhões de eleitores. Segundo as pesquisas, um comparecimento baixo favorece o candidato Sebastián Piñera.

Sobre os prognósticos, a única coisa que a presidente disse foi que "pode haver uma margem muito estreita, então vamos manter a tranquilidade e deixar que as autoridades eleitorais realizem seu trabalho de modo eficaz".

Logo depois, a mandatária, que deixa o cargo pela segunda vez em março de 2018, postou fotos fazendo compras no supermercado, "para o almoço deste domingo".


Endereço da página:

Links no texto: