Folha de S. Paulo


Argentina dispensa 2 dos 3 navios brasileiros na busca de submarino

Divulgação
 O submarino San Juan, fabricado na Alemanha na década de 1980 | foto: divulgação
O submarino argentino ARA San Juan, desaparecido desde o dia 15 no Atlântico Sul

A Marinha da Argentina dispensou dois dos três navios brasileiros que haviam sido mobilizados para auxiliar na busca pelo submarino ARA San Juan, desaparecido desde o dia 15 passado.

Segundo a Marinha do Brasil, o navio polar Almirante Maximiano voltará para a região da estação antártica brasileira Comandante Ferraz, e a fragata Rademaker retornará para o Brasil.

Eles foram comunicados da dispensa na segunda (27), quando ficou evidente que um grave acidente deve ter vitimado o San Juan.

A última mensagem do barco indica que houve um incêndio e curto-circuito em parte de suas baterias devido a um vazamento de água. O San Juan então submergiu com capacidade reduzida de propulsão, e a partir daí a única informação da região foi um barulho semelhante a uma explosão detectado por sensores.

Apenas o navio de socorro submarino Felinto Perry continua na operação. Ele é a única embarcação do tipo na América do Sul, evidenciando um problema sério caso de acidentes com submarinos nas frotas da região. Segundo especialistas, ainda assim o Felinto Perry tem capacidades limitadas de operação.

O Ministério da Defesa da Argentina negou que tenha desmobilizado navios brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade que estejam na zona de operações de buscas pelo submarino.

Consultada pela Folha, uma porta-voz do ministério disse que esse retorno deve ter ocorrido por necessidades da própria Marinha brasileira. Questionada sobre por que teriam atribuído a decisão à Argentina, disse que a resposta cabia à Marinha do Brasil.

Informada sobre a posição da Marinha Argentina, a do Brasil manteve a informação de que seus dois navios foram dispensados.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: