Folha de S. Paulo


Maduro exige que oposição peça aos EUA o fim de sanções à Venezuela

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, impôs como exigência no diálogo com a oposição que seus adversários peçam aos EUA o fim das sanções que impedem a renegociação dos títulos da dívida pública do país e da petroleira estatal PDVSA.

Em discurso nesta quinta-feira (16), o mandatário disse esperar que se chegue a um acordo de "eleições presidenciais com garantias econômicas", incluindo acabar com as punições e o que chamou de "perseguição financeira".

Presidência da Venezuela/Xinhua
Ao lado da mulher, Cilia Flores, Nicolás Maduro saúda seguidores em evento em Maiquetía
Ao lado da mulher, Cilia Flores, Nicolás Maduro saúda seguidores em evento em Maiquetía

"Que se comprometam a exigir que levantem as medidas que proíbem cidadãos estadunidenses a negociar a nova dívida pública", afirmou. "Assim faríamos umas eleições presidenciais talvez no final do ano que vem com tranquilidade econômica."

A Venezuela foi declarada nesta semana pelas agências de classificação de risco em calote parcial depois que atrasou o pagamento dos juros dos títulos públicos.

O regime chegou a se reunir com os credores para uma renegociação, mas não houve acordo. Analistas dizem que um dos empecilhos é a punição a quem tentar fazer um acordo —cidadãos e empresas americanos e canadenses têm 70% dos títulos.

As declarações são feitas enquanto membros do regime e da oposição se reuniam na República Dominicana para retomar a negociação —o próximo encontro está marcado para 1º e 2 de dezembro.

A negociação será feita em Santo Domingo e terá, além dos dominicanos, o acompanhamento de Chile, Paraguai, México, Nicarágua e Bolívia.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) disse que só retomou o diálogo porque o regime concordou com a participação dos três primeiros, com governos críticos a Maduro.

Eles retomaram demandas como libertação dos presos, a entrada de ajuda humanitária e eleições livres com órgão eleitoral independente.


Endereço da página:

Links no texto: