Folha de S. Paulo


Norte-coreanos dispararam 40 vezes contra desertor, acertando 5, diz Seul

Lee Jung-son/Newsis via AP
Militares sul-coreanos conversam com médico que tratam desertor em hospital em Suwon (Coreia do Sul)
Militares sul-coreanos conversam com médico que trata desertor em hospital em Suwon (Coreia do Sul)

Quatro soldados norte-coreanos dispararam cerca de 40 vezes contra um outro soldado que fugia da Coreia do Norte para a Coreia do Sul, acertando-o cinco vezes, na primeira ocorrência na Área de Segurança Comum (JSA, na sigla em inglês) na fronteira entre os dois países em mais de 30 anos, afirmaram as Forças Armadas sul-coreanas nesta terça-feira (14).

Soldados sul-coreanos não dispararam, mas o incidente desta segunda-feira (13) ocorre num momento de grande animosidade entre os dois países devido ao programa nuclear norte-coreano.

O desertor está sendo tratado em um hospital sul-coreano após uma cirurgia que durou cinco horas para tratar os ferimentos a bala. Sua identidade e a razão para deserção não foram divulgadas.

O Centro Médico da Universidade Ajou disse que o soldado respirava com a ajuda de aparelhos após a cirurgia.

Lee Guk-jong, chefe da equipe médica do soldado, descreveu a situação do paciente como "muito perigosa" e disse que os próximos 10 dias serão cruciais para sua recuperação.

DETALHES DA FUGA

Na segunda, o desertor primeiro utilizou um jipe militar mas abandonou o veículo quando uma das rodas ficou presa numa vala.

Ele tentou correu pela JSA, com outros soldados perseguindo-o e disparando contra ele, disseram as Forças Armadas sul-coreanas, citando sistemas de vigilância presentes no local.

O desertor foi encontrado sob uma pilha de folhas no lado sul da JSA, que fica dentro da Zona Desmilitarizada das Coreias (DMZ, na sigla em inglês), até que soldados sul-coreanos engatinharam até lá para recuperá-lo.

Um helicóptero do Comando da ONU, órgão responsável pela administração da DMZ, o transportou até Ajou.

A Coreia do Norte não se pronunciou sobre o incidente até o momento. Em outras ocasiões, eles acusaram a Coreia do Sul de sequestro ou de incitar norte-coreanos a desertar.

Cerca de 30 mil norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul, a maioria via China, desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).


Endereço da página:

Links no texto: