Folha de S. Paulo


Em noite de vitórias democratas, Bill de Blasio é reeleito em Nova York

Stephanie Keith/Reuters
Após a vitória, Bill de Blasio (de costas) comemora a reeleição com aliados em Nova York
Após a vitória, Bill de Blasio (de costas) comemora a reeleição com aliados em Nova York

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, obteve uma reeleição tranquila nesta terça-feira (7) e prometeu combater o presidente Donald Trump, em uma noite de vitórias do Partido Democrata sobre os republicanos.

De Blasio, que durante toda a campanha se apresentou como um defensor da população de Nova York diante da ameaça do presidente Donald Trump, recebeu 66,1% dos votos, enquanto a candidata republicana Nicole Malliotakis recebeu 28,1%, após a apuração de 97% das urnas, segundo a imprensa local.

Apesar de uma taxa de participação reduzida, o atual prefeito, um ítalo-americano de 56 anos, afirmou que ser reeleito pelos nova-iorquinos "envia uma mensagem à Casa Branca", exatamente um ano depois da eleição de Donald Trump.

"Se você se volta contra os valores de sua cidade natal, sua cidade resistirá", disse De Blasio em referência ao presidente, nascido em Nova York, diante dos aplausos dos simpatizantes reunidos no Brooklyn Museum.

"Vamos defender o sistema de saúde", ressaltou o prefeito democrata, em referência aos esforços de Trump para acabar com o Obamacare. "Vamos defender os imigrantes (...) Quando os imigrantes são atacados, todos nós somos atacados", disse.

OUTRAS VITÓRIAS

De Blasio também celebrou as vitórias dos candidatos democratas em outras duas eleições locais na terça-feira, que eram consideradas um teste antes da eleição nacional do legislativo de 2018.

Na Virginia, o vice-governador Ralph Northam foi eleito governador, superando o republicano Ed Gillespie, e em Nova Jersey o democrata Phil Murphy vai suceder após oito anos o impopular republicano Chris Christie.

Stephanie Keith/Reuters
Ralph Northam, eleito governador da Virginia, em evento após a votação
Ralph Northam, eleito nesta terça-feira (7) governador da Virgínia, em evento após a votação

De acordo com as projeções, Northam obteve 52% dos votos, contra 47% para Gillespie. O republicano centrou sua campanha no combate à criminalidade e aos imigrantes ilegais, em uma estratégia que lembrou a usada por Trump para se eleger presidente.

A ex-candidata presidencial Hillary Clinton e o ex-presidente Barack Obama se envolveram abertamente na campanha de Northam, fazendo da eleição uma batalha entre democratas e republicanos.

O governador em final de mandato da Virgínia, o democrata Terry McAuliffe, declarou que "o medo, a divisão e o ódio não funcionaram".

Em Nova Jersey, os democratas também tiveram sucesso, com Phil Murphy batendo com facilidade o candidato do atual governador, o republicano Christie, outro aliado de Trump.

Christie, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2016, abandonou a disputa logo no início e chegou a atuar como conselheiro de Trump na reta final da campanha, sendo apontado como um possível membro do gabinete.

"Gritemos vitória para que nos escutem em Nova Jersey! Gritemos vitória para que nos escutem na Virginia", celebrou De Blasio.

O democrata de 1,97 m de altura, natural do Brooklyn, foi, em 2013, o primeiro democrata a vencer a eleição para a prefeitura de Nova York depois de 20 anos. Agora se tornou o primeiro democrata reeleito na cidade desde Ed Koch nos anos 1980.

Apesar de criticado por alguns por ser considerado muito de esquerda para a maior cidade dos Estados Unidos, que tem 8,5 milhões de habitantes e um orçamento de 85 bilhões de dólares, a reeleição de Bill de Blasio no reduto democrata de Nova York era amplamente esperada.

A republicana Nicole Malliotakis, 35, reconheceu rapidamente a derrota.

De Blasio prometeu em sua campanha dar prosseguimento ao programa de abertura de escolas públicas para crianças a partir dos três anos, programa que é considerado um dos maiores êxitos de seu primeiro mandato.

Também prometeu modernizar o metrô de Nova York, que acumulua uma série de problemas, com um "imposto sobre os milionários".


Endereço da página:

Links no texto: