Folha de S. Paulo


Desafio é domar essência nacionalista da Europa, diz filósofa Ágnes Heller

De passagem por Buenos Aires, onde recebeu um título de doutora honoris causa da Untref (Universidade Nacional Três de Fevereiro), a filósofa húngara Ágnes Heller, 88, disse que teme o crescente sentimento nacionalista na Europa.

Para ela, a região "não tem a tradição democrática nem o sistema de pesos e contrapesos que os Estados Unidos possuem".

Sobrevivente do Holocausto, ela é professora emérita da New School, em Nova York, e divide seu tempo entre os EUA e Budapeste. Discípula do filósofo marxista Georg Lukács, tem um campo de atuação variado, que inclui textos sobre ética, Shakespeare e teoria política.

Universidade Nacional Três de Fevereiro/Divulgação
A filósofa húngara Ágnes Heller, 88, durante homenagem em Buenos Aires

*

Folha - Há quem pense que existe um contexto nos EUA e na Europa que permita o ressurgimento de algo similar ao nazismo. Está de acordo?

Ágnes Heller - As coisas não podem se repetir de forma concreta, mas sim em sua essência. Erram os historiadores que pensam que se aprende algo com a história e não se volta a errar. A única coisa que se aprende com a história é que nunca se aprende nada com ela. Embora um contexto possa apontar uma tendência, são decisões políticas que realmente dão direção ou rompem tendências. O futuro está sempre aberto.

Quando me perguntam o que vai acontecer à União Europeia ou ao mundo, minha capacidade de responder tem uma limitação, que é marcada pela ação dos atores políticos.

Por exemplo?

O 'brexit'. É um evento histórico baseado na estupidez de um indivíduo. Se David Cameron não propusesse o plebiscito, não estaríamos incluindo o 'brexit' numa cadeia de acontecimentos que parece apontar para uma onda reacionária. Eu classificaria o 'brexit' como um acidente.

O 'brexit', a eleição de Trump e o ressurgimento dos nacionalismos europeus fazem parte de uma tendência?

Não acho fácil conectar essas coisas. Porque a Europa é uma parte diferente do mundo e, principalmente, diferente dos EUA. Nos EUA, há um sistema de pesos e contrapesos e há uma tradição democrática. Na Europa, a tradição democrática é de pouco alcance e apenas em certos lugares.

A Europa ainda é regida pela lógica dos Estados-nação, onde a religião é o nacionalismo. Todos os países europeus, exceto a Suíça, têm no nacionalismo sua principal identidade. Se você perguntar a um europeu quem ele é, ele não vai dizer que é europeu, nem mesmo que é humano, mas sim responderá que é francês, alemão ou húngaro.

Até o século 18, a religião era a identidade básica. A partir do 19, o nacionalismo foi se impondo de forma cada vez mais intensa. Isso trava a formação de uma tradição democrática, de um sistema de pesos e contrapesos, como nos EUA.

O que se pode fazer, então, para evitar casos como o da crise da Catalunha?

É preciso educação e debate para saber como lidar com o nacionalismo, porque ele não vai acabar. É a essência da cultura europeia. O desafio é domá-lo.

Se você é orgulhoso de seu país por conta do futebol, ou de um compatriota que ganha o prêmio Nobel, está bem. Mas se esse orgulho gera ódio com relação a outros, então pode virar algo perigoso. Aí são necessárias a atuação do Estado, por meio de políticas públicas de educação, e da própria sociedade, para que seja consciente sobre o modo como administra esse sentimento.

O que a sra. sente quando vê atos de neonazistas e o ressurgimento de uma extrema direita que se mostra abertamente racista?

A extrema direita tem o nacionalismo como elemento básico, e desde o princípio do século 20 é racista. Ela nunca desapareceu e é necessário sermos vigilantes. Mas o racismo não é exclusivo da extrema direita.

Há, em setores da esquerda, um sentimento antissemita que é bastante racista. Na Inglaterra isso se vê muito, o Partido Trabalhista é muito mais racista que o Conservador no que diz respeito ao antissemitismo. As críticas mais duras contra os judeus vêm da esquerda e estão envoltas também em um ódio passional e nada racional.

Não se odeia os turcos pelo que fazem com os curdos como se odeia os judeus pelo que fazem com os palestinos. E isso você nunca sabe que desenlace pode ter, porque depende da reação de cada país.

Que essas coisas estejam no ar, que exista um contexto, é preocupante, mas não significa que teremos um conflito, porque isso depende das decisões dos atores políticos.

Na Argentina há um debate sobre o número de mortos na ditadura. O que há por trás desse tipo de discussão, que também ocorre com relação ao Holocausto?

Não gosto de comparar cadáveres, mas isso ocorre na Argentina, acontece na Europa quando se insiste em comparar quantos foram os mortos de Hitler contra quantos foram os mortos de Stálin. Como sobrevivente e como filósofa, creio que não tem sentido. Se duas pessoas inocentes foram mortas por um Estado, a gravidade é a mesma.

Dito isso, é preciso reforçar que o Holocausto é um caso especial. Não por conta dos números, porque outros mataram mais do que 6 milhões. A característica mais específica do Holocausto é que determinou-se que uma parte da nação, uma parte da população da Alemanha e da Europa, tinha de ser exterminada por uma questão racista e discriminatória. Isso se aplica a qualquer lugar em que o Estado matou.

Se houve assassinato de civis usando o aparato do Estado por razões políticas isso é imoral, qualquer que seja o número. Um corpo é um corpo. E fazer política com corpos ou usando corpos como justificativa não é ético.

Há uma frustração dos sobreviventes dos campos de concentração com a falta de interesse pelos relatos do que ocorreu?

Muitos intelectuais que sobreviveram a campos de concentração, com poucas exceções, cometeram suicídio. Mas há algo em comum entre os que sobreviveram aos campos de concentração. Todos saíram com um trauma e é muito difícil falar diretamente sobre experiências traumáticas porque, se estão próximos no tempo, as pessoas que viveram esse tempo não querem ouvir, não querem sentir-se cúmplices.

Apenas passados 15 ou 20 anos após o Holocausto, quando os sobreviventes encontraram uma maneira de viver com esse passado, isso começou a mudar. Aí sim começou-se a falar e foi possível detalhar o que ocorreu.

O papel do intelectual no debate político mudou com as redes sociais?

Intelectuais devem estar longe das redes sociais. Eles devem influenciar por seus livros, seus escritos, suas participações em congressos acadêmicos, ainda que isso limite o alcance da mensagem. A essa altura, me soa hipócrita que se discuta o papel do intelectual quando nunca se ofereceu de fato um papel para eles na sociedade.


Endereço da página:

Links no texto: