Folha de S. Paulo


Secretário de Defesa britânico renuncia após má conduta sexual

Stefan Wermuth - 27.jun.17/Reuters
O secretário de Defesa Michael Fallon deixa a residência da primeira-ministra Theresa May em Londres

O secretário de Defesa britânico, Michael Fallon, renunciou nesta quarta-feira (1º) em meio a alegações de que ele, em 2002, fez avanços sobre a jornalista Julia Hartley-Brewer, tocando no joelho da repórter de maneira insistente.

Em sua carta de renúncia à primeira-ministra Theresa May, Fallon afirmou que "alegações surgiram sobre membros do Parlamento recentemente, incluindo algumas sobre minha conduta no passado".

"Muitas delas são falsas mas eu aceito que no passado eu estive abaixo dos altos padrões que requeremos das Forças Armadas que eu tenho a honra de representar", continua a carta.

O conservador Fallon, 65, foi eleito para seu primeiro mandato no Parlamento em 1983 e comanda o Ministério da Defesa desde 2014.

A jornalista em questão afirmou que ela considera o caso encerrado, mas amigos de Fallon sugerem que podem haver incidentes do gênero mais recentes, dizendo que "ele absolutamente admitiria que alguns dos flertes foram inapropriados".

Mais cedo nesta quarta-feira, May afirmou que ações serão tomadas quando houver alegações e evidências de má conduta sexual.

A renúncia de Fallon ocorre em meio a diversos relatos de mulheres sobre abusos por parte de membros do Parlamento e assessores.

May ordenou uma investigação sobre alegações de que um integrante de seu gabinete teve comportamento inapropriado com uma ativista do Partido Conservador em 2015.

A escritora e acadêmica Kate Maltby disse que o secretário de Estado, Damian Green, 61, espécie de vice-primeiro-ministro, tocou seu joelho e depois mandou uma mensagem "sugestiva" após uma foto dela usando espartilho ser publicada em um jornal.

Maltby escreveu no "Times" que Green "me ofereceu aconselhamento profissional e ao mesmo tempo deixou claro que estava sexualmente interessado".

Green negou ter feito qualquer avanço do tipo e classificou as alegações de "um choque completo" e "profundamente dolorosas".


Endereço da página: