Folha de S. Paulo


Hamas cumpre acordo com Fatah e entrega fronteira da Faixa de Gaza

Said Khatib/AFP
Portraits of Egyptian President Abdel Fattah al-Sisi and Palestinian leader Mahmud Abbas hang at the Rafah border crossing with Egypt on November 1, 2017. Hamas handed over control of the Gaza Strip's border with Egypt to the Palestinian Authority today, a first key test of a Palestinian reconciliation agreement agreed last month, an AFP journalist said. / AFP PHOTO / SAID KHATIB ORG XMIT: SK3527
Fotos dos presidentes do Egito e da Autoridade Palestina no posto de fronteira de Rafah

O grupo islâmico Hamas entregou o controle da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito para a Autoridade Palestina nesta quarta-feira (1º).

Trata-se do primeiro passo concreto na implementação do acordo firmado entre Hamas e Fatah, ferrenhos rivais políticos.

Agentes de fronteira e soldados do Hamas foram vistos deixando os postos responsáveis pela entrada de cargas e pessoas na Faixa de Gaza, após mais de uma década sob o poder do grupo.

Representantes do Fatah, ligados à Autoridade Palestina, rapidamente os substituíram.

"De agora em diante, nós não teremos nenhuma relação com os postos de fronteira e nossos funcionários não estarão presentes nesses locais" disse Mohammed Abu Zaid, diretor de controle de fronteiras do Hamas.

Em 2007, as forças do Hamas derrotaram as do Fatah e assumiram o controle da região. Depois de uma década de bloqueio por Israel e Egito, a nova liderança do Hamas afirma que o grupo não tem mais interesse em governar Gaza.

O bloqueio afetou duramente a economia da região, que tem falhas crônicas no fornecimento de energia e uma taxa de desemprego de mais de 40%.

Através da mediação do Egito, os dois rivais negociaram no ano passado um acordo preliminar de reconciliação, mas muitas questões permaneceram sem solução.

Fatah e Hamas se reunirão no Cairo em 21 de novembro para continuar o diálogo sobre os dois pontos mais sensíveis: o destino de mais de 40 mil empregados contratados pelo Hamas e o controle do seu arsenal de foguetes, explosivos e morteiros.

O braço militar do Hamas afirmou que não irá abrir mão do armamento.

A entrega do controle dos postos de fronteira marca um avanço importante. Autoridades esperam que a transferência levará a um afrouxamento do bloqueio.

Israel, que considera o Hamas como um grupo terrorista, e o Egito justificam a medida pela necessidade de impedir o fluxo de armas e militantes para a região.

Said Khatib/AFP
A portrait of Egyptian President Abdel Fattah al-Sisi hangs the Rafah border crossing with Egypt on November 1, 2017. Hamas handed over control of the Gaza Strip's border with Egypt to the Palestinian Authority today, a first key test of a Palestinian reconciliation agreement agreed last month, an AFP journalist said. / AFP PHOTO / SAID KHATIB ORG XMIT: SK3534
Foto do presidente egípcio no posto de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito

Um dos maiores desafios enfrentados pela Autoridade Palestina será a reabertura do posto de fronteira de Rafah, principal saída para viagens internacionais dos cerca de dois milhões de habitantes de Gaza.

O Egito manteve a fronteira fechada ali pela maior parte dos últimos dez anos.

No escritório do posto de fronteira, foram pendurados grandes pôsters do presidente egípcio, Abdel-Fatah el-Sissi, e do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Após a saída de todos os funcionários de Hamas do escritório de Rafah, autoridades palestinas e agentes de inteligência egípcios ficaram de pé enquanto os hinos nacionais eram tocados.

Azzam al-Ahmad, um oficial sênior do Fatah, disse que Rafah será reaberto em duas semanas.

Espera-se que um time europeu de monitoramento seja enviado ao local, restabelecendo um acordo apoiado internacionalmente e aprovado em 2005. Em vigor por pouco tempo, ele previa que a União Europeia e tropas da Autoridade Palestina controlassem conjuntamente o posto de fronteira.

O acordo também garantia que Israel poderia monitorar Rafah através de câmeras de segurança —ponto ao qual o Hamas se opõe.


Endereço da página:

Links no texto: