Folha de S. Paulo


Alunos ficam ilhados em escola após ataque de atropelador em Nova York

Estudantes de uma escola em Nova York ficaram ilhados à espera de seus pais, após o ataque de um atropelador que matou ao menos oito pessoas nesta terça-feira (31).

Entre as crianças estão as sobrinhas de 9 e 12 da atriz brasileira Heloisa Cintra, que estudam na escola PS 89, ao lado do local do incidente. As garotas ficaram abrigadas com os pais na instituição, e depois foram escoltadas de lá.

No ataque, que já é investigado como terrorista pelas autoridades locais, seis pessoas morreram no local e outras duas chegaram a ser socorridas, mas também morreram. O veículo uma área destinada a ciclistas e pedestres e atropelou diversas pessoas. O incidente ocorreu na região sul de Manhattan, conhecida por abrigar a prefeitura, o distrito financeiro e o World Trade Center.

Heloisa recebeu uma mensagem de seu irmão Paulo, pai das garotas, avisando do ocorrido. Mais cedo, ele havia recebido uma mensagem da filha mais velha dizendo: "Estou na escola, tem alguma coisa perigosa lá fora. Pediram para ficar na escola. Você está bem? Te amo".

Depois de perguntar à filha se ela está segura, ele escreve: "Papai está indo pra cidade. Faz tudo que a professora mandar". E a garota pede: "Não volta ainda, por favor. Fica salvo aí".

Paulo e a mulher foram ao local, já cercado pela polícia, e só tiveram acesso à escola após se identificarem como pais de estudantes.

Na esquina da escola, os pais das meninas encontraram uma caminhonete com a frente batida, veículo que foi usado no atentado. Em frente à entrada da escola, havia ainda um ônibus escolar com sua lataria amassada na lateral e traseira.

Reprodução/Google Maps
Local em que caminhonete foi parada, após colisões; prédio da escola aparece à esquerda
Local em que caminhonete foi parada, após colisões; prédio da escola aparece à esquerda

-

ATAQUES EM NOVA YORK

6.mar.2008
Uma bomba caseira atingiu o Centro de Recrutamento das Forças Armadas na Times Square. A munição usada na bomba era a mesma empregada nas guerras do Iraque e do Afeganistão. Não houve feridos, e o autor do ataque é até hoje desconhecido

25.mai.2009
Kyle Shaw, 17, colocou uma bomba caseira em uma cafeteria do Starbucks em Upper East Side Manhattan. Não houve mortes. O ataque teria sido um tributo ao filme "Clube da Luta". O adolescente foi condenado a três anos e meio de prisão em novembro de 2010

1º.mai.2010
Faisal Shahzad tentou explodir um carro-bomba na Times Square, no entanto a tentativa fracassou. Ele foi preso mais tarde em um voo que ia para Dubai. Shahzad foi condenado à prisão perpétua em outubro de 2010

23.out.2014
Zale Thompson, 32, feriu dois policiais do Departamento de Polícia de Nova York em um ataque com uma machadinha no distrito de Queens. A polícia abriu fogo, matando Thompson e ferindo um civil.
Thompson já havia sido preso seis vezes e chegou a fazer parte do Exército americano

17-19.set.2016
Quatro explosões ou tentativas de explosões na região metropolitana de Nova York deixaram 31 feridos. Ahmad Khan Rahimi foi identificado como suspeito e detido em Nova Jersey após um tiroteio que deixou três policiais feridos

20.mar.2017
James Harris Jackson, 28, viajou de Maryland para Nova York com o objetivo de matar homens negros e assim criar um espetáculo na mídia, segundo a polícia. Ele matou o morador de rua Timothy Caughman, 66, com uma espada em Midtown Manhattan


Endereço da página:

Links no texto: