Folha de S. Paulo


Atropelador mata ao menos 8 em Nova York; FBI trata como terrorismo

Um homem dirigindo uma caminhonete alugada invadiu uma ciclovia, atropelou pedestres e ciclistas e matou ao menos oito pessoas na tarde desta terça-feira (31) em Nova York antes de ser alvejado por um policial e detido.

O sul de Manhattan, onde o ataque ocorreu, abriga a prefeitura de Nova York, o distrito financeiro e o memorial do World Trade Center, que marca o local dos atentados do 11 de Setembro. A polícia e o governo local tratam o ocorrido como atentado terrorista —o primeiro a deixar mortos na cidade desde o ataque da Al Qaeda em 2001.

O atropelamento aconteceu em uma ciclovia na rua West, que corre em paralelo ao parque na margem do rio Hudson, perto da rua Chambers e diante de uma escola.

Dos oito mortos, cinco faziam parte de um grupo de amigos argentinos que havia saído de Rosario para comemorar 30 anos de formatura. Há três ainda não identificados, sendo um deles um cidadão belga.

Segundo a imprensa americana, o suspeito se chama Sayfullo Saipov, 29, que nasceu no Uzbequistão, mas mora nos EUA desde 2010 com autorização de residência. Ele trabalhava nos últimos meses como motorista do aplicativo Uber, confirmou a empresa.

Vídeo mostra fuga de atropelador

A polícia encontrou uma carta de motorista emitida em Tampa, Flórida, e informou que Saipov vivia atualmente em Paterson, Nova Jersey, onde alugou o veículo em uma loja Home Depot, que vende utilidades domésticas.

Após a informação emergir, o presidente Donald Trump prometeu enrijecer a política migratória. Mais cedo, ele atribuíra o atentado a "uma pessoa doente e perigosa". "As forças de segurança acompanham o caso. NÃO NOS EUA!", escreveu.

Veículos locais afirmaram, citando fontes na polícia, que Saipov deixou um bilhete no qual declara lealdade à facção terrorista Estado Islâmico. Até o fim da noite de terça, porém, a organização não reivindicara a autoria do atentado, executado aparentemente por Saipov sozinho.

Não havia informação se ele chegou a sair dos EUA depois de 2010 ou se teve contato com integrantes do EI. Nos últimos meses, o uso de caminhões e vans para atropelar grupos ou multidões tornou-se uma tática recorrente de terroristas inspirados pela facção Estado Islâmico, mesmo por aqueles que não têm vínculos com ela.

Assista o vídeo

ESCOLA

"É um dia muito doloroso em nossa cidade. Com base nas informações que temos até este momento, foi um ato terrorista, um ato covarde de terror. Sabemos que esse foi um ato para abalar nosso espírito, mas nós, nova-iorquinos, somos resilientes", disse o prefeito Bill de Blasio.

Segundo as autoridades, seis pessoas morreram no local e outras duas no hospital. Além delas, há pelo menos 11 feridos. A caminhonete invadiu a rua West, uma ciclovia também usada por pedestres, às 15h05 locais (17h05 no horário de Brasília), atropelando quem estava no caminho.

Assista o vídeo

Depois de bater em um ônibus escolar —e deixar duas crianças feridas—, Saipov saiu do veículo com uma arma de ar comprimido que dispara chumbinho e outra usada em jogos de paintball.

O "New York Times" relatou que Saipov gritava "Allahu Akbar" ("Deus é grande", em árabe) ao sair do carro. Testemunhas, porém, dão versões distintas. "Não faz sentido ele ter dito isso. Não ouvi nada", disse à Folha o estudante Mohamed Hamsa. "Vi ele andando na rua com sua arma na mão tranquilo."

O policial Ryan Nash, que segundo o tabloide "New York Daily News" atendia a um chamado de emergência em uma escola local onde uma aluna ameaçara se matar, viu a cena e disparou contra o suspeito, que após ser detido foi levado para um hospital, onde seria operado.

Local em que caminhonete foi parada, após colisões; prédio da escola aparece à esquerda
Local em que caminhonete foi parada, após colisões; prédio da escola aparece à esquerda

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou não haver informações sobre outros envolvidos.

"Sabemos que Nova York é um símbolo de democracia e liberdade", disse Cuomo. "Não deixem terroristas alterarem suas vidas."

-

ATAQUES EM NOVA YORK

6.mar.2008
Uma bomba caseira atingiu o Centro de Recrutamento das Forças Armadas na Times Square. A munição usada na bomba era a mesma empregada nas guerras do Iraque e do Afeganistão. Não houve feridos, e o autor do ataque é até hoje desconhecido

25.mai.2009
Kyle Shaw, 17, colocou uma bomba caseira em uma cafeteria do Starbucks em Upper East Side Manhattan. Não houve mortes. O ataque teria sido um tributo ao filme "Clube da Luta". O adolescente foi condenado a três anos e meio de prisão em novembro de 2010

1º.mai.2010
Faisal Shahzad tentou explodir um carro-bomba na Times Square, no entanto a tentativa fracassou. Ele foi preso mais tarde em um voo que ia para Dubai. Shahzad foi condenado à prisão perpétua em outubro de 2010

23.out.2014
Zale Thompson, 32, feriu dois policiais do Departamento de Polícia de Nova York em um ataque com uma machadinha no distrito de Queens. A polícia abriu fogo, matando Thompson e ferindo um civil.
Thompson já havia sido preso seis vezes e chegou a fazer parte do Exército americano

17-19.set.2016
Quatro explosões ou tentativas de explosões na região metropolitana de Nova York deixaram 31 feridos. Ahmad Khan Rahimi foi identificado como suspeito e detido em Nova Jersey após um tiroteio que deixou três policiais feridos

20.mar.2017
James Harris Jackson, 28, viajou de Maryland para Nova York com o objetivo de matar homens negros e assim criar um espetáculo na mídia, segundo a polícia. Ele matou o morador de rua Timothy Caughman, 66, com uma espada em Midtown Manhattan


Endereço da página:

Links no texto: