Folha de S. Paulo


Série 'Um Mundo de Muros', da Folha, vence prêmio da Cruz Vermelha

Lalo de Almeida - 13.abr.2017/Folhapress
TIJUANA, MÉXICO, 13.04.2017: FRONTEIRA-MÉXICO - Pessoas na praia de Tijuana, no México, cortada pelo muro que marca a fronteira com a cidade de San Diego, nos Estados Unidos. (Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)
Pessoas na praia de Tijuana, no México, cortada pelo muro que marca a fronteira com os EUA

A série multimídia "Um Mundo de Muros" , publicada pela Folha de junho a setembro deste ano, ganhou o Prêmio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha de Cobertura Humanitária Internacional. O anúncio aconteceu nesta quarta (25), em São Paulo.

O júri destacou a "pluralidade de perspectivas em torno de um problema humanitário global muito contemporâneo" e saudou a utilização "primorosa" de recursos técnicos.

O conjunto de textos jornalísticos, ensaios fotográficos e vídeos deu origem a sete capítulos, ao longo dos quais a equipe do jornal percorreu quatro continentes para mostrar as raízes históricas, sociopolíticas e econômicas de diversos muros e barreiras.

O mote para a série foi uma pesquisa da professora canadense Elisabeth Vallet, que apurou haver hoje no mundo 70 grandes edificações desse tipo.

Para preparar o material, os repórteres foram às fronteiras entre EUA e México , Quênia e Somália e Sérvia e Hungria. Também estiveram em Israel e na Cisjordânia , em Lima (Peru) e na rodovia dos Imigrantes, em Cubatão (SP).

Eram finalistas ainda as reportagens "Filhos de Ruanda", da GloboNews, e "Vidas intermitentes no deserto", publicada pela revista "Época".


Endereço da página:

Links no texto: