Folha de S. Paulo


Xi Jinping veta menus chiques e mimos em congresso comunista

Mark Schiefelbein/Associated Press
O presidente chinês Xi Jinping faz um brinde em recepção no Grande Salão do Povo, em Pequim

Não há mais frutas de cortesia nos quartos de hotel, cortes de cabelo de cortesia ou camarões no cardápio. Os delegados que participam do Congresso do Partido Comunista na China nesta semana poderão esperar receber tratamento austero, condizente com a promessa feita pelo presidente Xi Jinping de reprimir a corrupção e a extravagância na alta cúpula do regime ditatorial.

Parte da luta travada por Xi contra a corrupção profundamente entranhada no país tem consistido em garantir que funcionários governamentais não sejam vistos abusando de seus cargos ou desperdiçando dinheiro público, depois de uma série de escândalos envolvendo burocratas que viviam regiamente ter suscitado indignação pública.

Wang Lilian, um dos responsáveis pela recepção a delegados em três congressos anteriores do partido, disse à rádio estatal, em declarações divulgadas no domingo, que as coisas serão muito diferentes desta vez.

Por exemplo, os delegados não vão encontrar em seus hotéis as grandes faixas de boas-vindas e os arranjos de flores que eram praxe em anos anteriores.

Mas, segundo Wang, a maior diferença será vista nos quartos e na comida.

"Não haverá mais frutas de cortesia deixadas nos quartos, sendo que antes isso era oferecido aos delegados e funcionários. Não haverá nada disso desta vez."

A alimentação será simples, de estilo caseiro. "Não haverá pepinos-do-mar, camarões ou coisas desse tipo nos cardápios. Todas as refeições serão no estilo bufê."

Os delegados não terão direito a cortes de cabelo ou tratamentos de beleza gratuitos, e não haverá lojas de presentes. "Não haverá nenhum desses serviços desta vez", disse Wang.

O próprio Xi Jinping vem dando o exemplo da promoção de um estilo de vida simples. A mídia estatal divulga amplamente a comida básica que ele consome em suas viagens pelo país e tem feito uma cobertura reiterada de casos de funcionários governamentais que se descobriu estarem armazenando ouro, possuírem várias casas ou terem por hábito de participar de banquetes.

Como já fizeram outros líderes anteriores, Xi avisou que, se a corrupção não for combatida, pode enfraquecer o domínio do partido.

O Congresso quinquenal termina na quarta-feira (25).


Endereço da página:

Links no texto: