Folha de S. Paulo


Partido que comanda a China é único entre sobreviventes do comunismo

Não deixa de constituir ironia histórica que, passados quase 26 anos da implosão da União Soviética, um partido comunista esteja no centro das atenções do mundo.

Mas o Partido Comunista da China é único, por reter monopólio não só sobre a vida política do país mais populoso do mundo, mas sobre vários níveis de sua estrutura —o Exército chinês se reporta à agremiação, não a alguma instância de governo.

Só o Partido Comunista da União Soviética comandou tanto temor e admiração. Os chineses, contudo, não buscaram até aqui exportar ideologia ou impor dominação militar como os soviéticos.

Roberto Dias - abr.2013/Folhapress
Local em Xangai onde ocorreu o primeiro congresso do Partido Comunista Chinês, em 1921
Local em Xangai onde ocorreu o primeiro congresso do Partido Comunista Chinês, em 1921

O negócio dele é poder por meio do dinheiro, como a condição de segunda potência econômica mundial atesta, ainda que outros elementos de projeção estratégica sejam visíveis no horizonte.

Apesar de parecer um monólito de 88 milhões de filiados, maior sigla do mundo, o PC adaptou-se ao longo de 96 anos, 68 deles no poder. Confúcio e o mercado hoje são mais importantes que Marx.

O país pratica então o "socialismo com características chinesas", eufemismo para repressão política, crescente sob Xi Jinping, e abertura econômica contínua desde o líder Deng Xiaoping (1904-97).

Só há outros quatro países comunistas que se declaram assim no mundo: Cuba, Vietnã, Laos e Coreia do Norte.

A ditadura caribenha aderiu ao comunismo para sobreviver e agora ensaia abrir-se. Vietnã e Laos inserem-se no contexto da descolonização francesa e da guerra dos EUA na região, emulando a China com sucesso variado.

Roberto Dias - abr.2013/Folhapress
Local em Xangai onde ocorreu o primeiro congresso do Partido Comunista Chinês, em 1921
Local em Xangai onde ocorreu o primeiro congresso do Partido Comunista Chinês, em 1921

Todos se dizem marxistas-leninistas. Só a Coreia do Norte é particular, com regime socialista de partido único, mas que desde 2009 eliminou referências a quaisquer ideologias que não o Juche, a jabuticaba revolucionária bolada pelo fundador da pátria, Kim Il-sung (1912-94).

É um comunismo com toques místicos para justificar o poder da dinastia Kim.

Nada repete o século 20, que até os anos 1990 tinha cerca de 30 comunistas entre os quase 200 países do mundo, efetivamente dividindo o globo em áreas de influência.

Hoje, há alguns países capitalistas que dizem buscar o socialismo, como a ditadura venezuelana e a Bolívia. E pérolas como o território disfuncional a Transnístria, um encrave comunista entre Moldova e a Ucrânia —último lugar em que a foice e o martelo estão numa bandeira.

Há várias siglas que ou estavam no jogo democrático ou aderiram a ele. Alguns insignificantes, como a versão americana do partido, e outros integrantes de governo, como a de Portugal.

São mais de 120 países com partidos comunistas —a maior variedade, 50 siglas, na Índia. No Brasil, o principal herdeiro do velho Partidão é o PC do B, apêndice político do PT.

*

14 anos
é a idade mínima para entrar na Juventude Comunista, principal porta de entrada para o PC

88 milhões
de membros tem o PC chinês, cerca de 6% da população do país

75%
dos integrantes são homens

30%
dos integrantes trabalham na agropecuária

Principais questões do congresso

Presidente
Hoje, Xi Jinping é o secretário-geral do partido; não há presidente. Recriar a posição diminuiria a importância do Comitê Permanente

Comitê Permanente
Formado por sete homens, dos quais a maioria vai se aposentar. Entre os cotados para ingressar estão Li Shulei, que atua no combate à corrupção, e Chen Miner, aliado de Xi

Indicações
Diversas indicações, como a de ministro do Exterior e de presidente do Banco Central, serão decididas, mas algumas só serão anunciadas em março de 2018

Sucessor
A ascensão de Xi foi confirmada em 2007, quando passou a integrar o Comitê Permanente. Um sucessor teria de ser apontado para o órgão agora e ser jovem o bastante para servir por ao menos 15 anos

Reformas
Congresso vai determinar se Xi manterá sua promessa de 2013 de que o mercado tenha papel "decisivo" na economia. Iniciativas de reforma serão importantes, como as ligadas ao sistema fiscal, aos impostos sobre os imóveis e à posse de terras


Endereço da página:

Links no texto: