Folha de S. Paulo


Tempestade Ophelia derruba árvores e três pessoas morrem na Irlanda

Liam McBurney/AP
Ondas atingem farol na costa sudoeste da Inglaterra
Ondas atingem farol na costa sudoeste da Inglaterra

A tempestade tropical Ophelia chegou à costa sul da Irlanda nesta segunda-feira (16), derrubando árvores e fios elétricos e causando ondas de dez metros.

Uma mulher morreu no condado de Waterford depois de seu carro ser atingido por uma árvore, segundo a rede RTE.

Um outro homem também morreu quando o carro que ele dirigia também foi atingido por uma árvore.

E uma terceira pessoa morreu ao tentar usar uma serra elétrica para retirar uma árvore caída —os detalhes do caso ainda não foram divulgados.

O governo avisou que a tormenta, uma rara tempestade tropical a chegar ao Atlântico Norte, pode ser a pior em 50 anos.

Imagem mostra tempestade Ophelia perto da Irlanda

Cerca de 120 mil casas e escritórios ficaram sem luz e 130 voos no aeroporto de Dublin foram cancelados. Escolas, hospitais e serviços públicos ficaram fechados e as Forças Armadas foram enviadas para reforçar as defesas contra enchentes.

A tempestade, que era um furacão mas foi rebaixada durante a madrugada, chegou à Irlanda com ventos de 176 km/h. O primeiro-ministro Leo Varadkar alertou que os fortes ventos poderão ser sentidos em todo o país e pediu que as pessoas fiquem em casa. "Apesar de em algumas partes do país a tempestade ainda não estar tão ruim, ela vai chegar até você", disse ele.

A mídia local está comparando o Ophelia à "grande tempestade" de 1987, em que partes do Reino Unido foram atingidos por ventos comparáveis aos de um furacão. O governo irlandês diz que pode ser a pior tempestade desde o furacão Debbie, que matou 11 em 1961.


Endereço da página: