Folha de S. Paulo


Guarda avisou sobre atirador 6 minutos antes de ataque em Las Vegas

Um funcionário do hotel Mandalay Bay, de onde um atirador disparou contra uma multidão em Las Vegas no dia 1º de outubro, disse nesta quarta-feira (11) que as autoridades foram avisadas que havia um homem armado no local seis minutos antes do ataque começar.

A informação muda a ordem dos acontecimentos do dia 1º, quando 58 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas. A polícia tinha dito anteriormente que as forças de segurança só ficaram sabendo sobre o atirador quando ele começou a disparar contra a multidão.

O funcionário Stephen Schuck disse à rede de televisão americana NBC News que ele checava uma porta de incêndio no 32º andar do prédio quando ouviu tiros e viu um guarda do hotel ferido.

"Assim que comecei a ir a uma porta na minha esquerda, as balas começaram a descer pelo corredor", disse Schuck. "Eu podia senti-las passar logo atrás da minha cabeça."

Na sequência, o guarda ferido, Jesus Campos, usou o rádio para avisar a gerência do hotel do problema e pediu que a polícia fosse chamada.

Não está claro ainda se o hotel de fato avisou a polícia naquele momento.

O xerife da polícia de Las Vegas, Joseph Lombardo, confirmou a informação do funcionário e apresentou uma nova linha do tempo dos acontecimentos. Ele não quis comentar, porém, se houve falha da polícia na resposta ao caso.

Até então, as autoridades diziam que o segurança do hotel tinha sido ferido após o atirador, Stephen Paddock, ter disparado contra a multidão.

Com as novas informações, especialistas em segurança passaram a questionar se houve um erro de comunicação entre o hotel e as autoridades e se a polícia demorou para agir.

"Havia claramente uma possibilidade de que os danos do ataque fossem mitigados", disse à agência Associated Press o policial de Nova York aposentado Joseph Giacalone.

Para Ron Hosko, ex-FBI (a polícia federal americana), os seis minutos entre o aviso no rádio e o início do ataque não seriam suficientes para a polícia impedir o massacre.

A MGM Resorts International, dona do Mandalay Bay, questionou a nova linha do tempo. "Acreditamos que o que está sendo dito atualmente não expressa corretamente o que ocorreu", disse a porta-voz do grupo, Debra DeShong.

-

LINHA DO TEMPO
A ordem dos acontecimentos no dia do massacre (no horário de Las Vegas)

21h59
Após ir até o 32º andar do Mandalay Bay para checar um alarme, o segurança Jesus Campos é atingido por um tiro disparado por Stephen Paddock; por rádio, ele avisa a gerência do hotel do que houve

22h05
Os primeiros tiros contra a multidão são feitos pelo suspeito

22h12
Dois policiais de Las Vegas chegam ao 31º andar do hotel e avisam que os tiros vêm diretamente de cima deles

22h15
Paddock dá seus últimos tiros pela janela

22h17
Os primeiros policiais chegam ao 32º andar

22h18
Campos avisa a polícia que ele foi atingido pelo tiro e dá a localização do atirador

22h26-22h30
Mais oito policiais chegam ao 32º andar do hotel; sem ouvir mais os tiros e sem saber onde Paddock está exatamente, eles começam a vasculhar todos os quartos

22h55
Os policiais chegam até uma escada próxima ao quarto do suspeito, que tem a entrada bloqueada

23h20
Os policiais conseguem furar o bloqueio e chegam ao quarto, onde acham Paddock no chão, já morto; eles encontram uma segunda porta no cômodo, que está bloqueada

23h27
Os policiais furam o segundo bloqueio, mas não encontram mais ninguém no local; por rádio, avisam que o suspeito está morto

Fonte: agência Reuters


Endereço da página:

Links no texto: