Folha de S. Paulo


Partes do corpo de jornalista morta em submarino na Dinamarca são achadas

Tom Wall/AFP
Kim Wall está desaparecida desde embarcar no submarino do inventor dinamarquês
A jornalista Kim Wall, morta após embarcar em um submarino de um inventor dinamarquês

A polícia dinamarquesa anunciou neste sábado (7) a descoberta da cabeça e das pernas da jornalista sueca Kim Wall. Ela desapareceu em 10 de agosto a bordo de um submarino projetado por um inventor, Peter Madsen.

Ela embarcou no submarino para fazer uma entrevista com Madsen, e depois disso não foi mais vista com vida.

Mergulhadores encontraram os membros na sexta-feira (6) na baía de Køge, cerca de 50 km ao sul de Copenhague, informou o inspetor Jens Moller Jensen.

"Na noite passada, nosso legista confirmou que se trata da cabeça de Kim Wall", declarou.

Segundo ele, um primeiro saco foi encontrado com as roupas da repórter de 30 anos. "No mesmo saco havia uma faca e tubos de chumbo para fazer peso", explicou. As duas pernas foram encontradas pouco depois, bem como "uma cabeça que também estava num saco, com várias peças de metal".

Em 21 de agosto o torso de Kim Wall, cujos membros foram "deliberadamente seccionados", segundo a necropsia, foi encontrado na baía de Køge, onze dias após o desaparecimento da jornalista.

Bax Lindhardt/AFP
Peter Madsen (R), builder and captain of the private submarine
Peter Madsen conversa com policial no dia 11 de agosto, após operação de resgate do submarino

'NENHUM SINAL DE FRATURA'

O inspetor Jensen ressaltou que não foram encontrados "qualquer sinal de fratura no crânio nem qualquer outro sinal de violência brutal no crânio".

Detido desde 11 de agosto e indiciado por assassinato e atentado à integridade de um cadáver, Peter Madsen, de 46 anos e casado, se diz inocente apesar de todas as evidências.

Kim Wall era uma jornalista freelancer que trabalhava entre Nova York e a China. Ela embarcou em 10 de agosto no submarino Nautilus, ao lado do inventor Peter Madsen, para fazer uma reportagem.

Seu namorado denunciou o desaparecimento em 11 de agosto. No mesmo dia, Madsen foi resgatado pelas autoridades dinamarquesas em Öresund, entre a costa da Dinamarca e da Suécia, antes do naufrágio do submarino.

A polícia acredita que o inventor provocou o naufrágio do Nautilus de modo deliberado. A embarcação foi erguida à superfície e examinada pela perícia.

Em um primeiro momento, Madsen afirmou que a jornalista havia desembarcado na ilha de Refshaleoen, em Copenhague, na noite de 10 de agosto.

Depois de ser detido, ele mudou sua versão e afirmou que Wall havia falecido em um "acidente" e que ele jogou o corpo no mar, na baía de Køge.

Segundo esta versão, ele subiu na ponte, segurando a porta da escotilha de acesso à torre em que Kim Wall estava de pé. Ao escorregar de repente, ele soltou a escotilha de 70 kg que caiu na cabeça da jovem.

De acordo com seu relato, o corpo do jornalista estava intacto quando o jogou no mar.

A acusação alega que Madsen matou Kim Wall para satisfazer uma fantasia sexual, depois desmembrou e mutilou seu corpo.

A necrópsia do torso não estabeleceu as causas da morte. Por outro lado, revelou mutilações múltiplas infligidas na genitália da vítima.

MULHERES DECAPITADAS

Filmes "fetichistas" em que mulheres "reais" eram torturadas, decapitadas e queimadas foram encontrados em um disco rígido em seu estúdio, segundo anunciou na terça-feira a Procuradoria dinamarquesa.

"Este disco rígido não me pertence", reagiu Peter Madsen, sugerindo que muitas pessoas tinham acesso ao estúdio.

Ele assegurou que não houve relações sexuais entre eles e que seus contatos foram puramente profissionais.

Madsen foi acusado em um primeiro momento de homicídio por negligência, antes de ter a acusação reclassificada no dia 5 de setembro para assassinato e ataque à integridade de um cadáver.

A jornalista colaborou com o "Guardian" e o "New York Times" e era graduada pela Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia.

O Nautilus foi inaugurado em 2008. Com 18 metros de extensão, era naquele momento o maior submarino privado do mundo.


Endereço da página:

Links no texto: