Folha de S. Paulo


Coreia do Norte prepara teste de míssil intercontinental, diz deputado russo

Britta Pedersen - 13.set.2017/AFP
Ativistas usam máscaras de Donald Trump e Kim Jong-un para protestar contra armas nucleares
Ativistas usam máscaras de Donald Trump e Kim Jong-un para protestar contra armas nucleares

A Coreia do Norte está preparando um novo teste de um míssil de longo alcance que poderia alcançar a costa oeste dos Estados Unidos, disse na sexta-feira (6) um deputado russo.

Anton Morozov deu a declaração após realizar com outros dois colegas uma viagem de cinco dias pelo país asiático. Segundo a agência de notícias russa RIA, o deputado foi informado do teste pelo próprio governo norte-coreano.

"Eles estão preparando novos testes de mísseis de longo alcance. Eles até nos mostraram cálculos matemáticos que acreditam provar que o míssil pode atingir a costa oeste dos Estados Unidos", disse Morozov, que é membro do comitê de relações exteriores do Parlamento russo.

"Pelo que entendemos, eles pretendem fazer mais um lançamento em um futuro próximo. E o humor deles é bastante beligerante", afirmou o deputado, que pertence a um partido que diz fazer oposição a Vladimir Putin, mas que costuma se alinhar a posição do governo em assuntos internacionais.

Morozov não especificou de onde veio a informação. Pyongyang e Moscou não quiseram comentar o assunto.

Já autoridades do governo americano disseram, sem se identificar, acreditar que o regime norte-coreano prepara um novo teste para o dia 10 de outubro. A data marca a fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que comanda o país.

A tensão na península coreana aumentou com os testes recentes feitos por Pyongyang, que tem por objetivo desenvolver o programa nuclear do país.


Endereço da página:

Links no texto: