Folha de S. Paulo


Após revelações de atrito com Trump, Tillerson nega intenção de renunciar

O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, convocou os jornalistas, na manhã desta quarta (4), para um pronunciamento no qual negou que tenha considerado deixar o cargo e reafirmou seu compromisso com o presidente Donald Trump.

A rara declaração inesperada veio depois que a emissora NBC News, citando "vários altos funcionários do governo", divulgou que Tillerson esteve prestes a renunciar nos últimos meses e que chamou o presidente de "idiota" diante de outros membros do governo.

Segundo a reportagem, o vice-presidente, Mike Pence, interveio para fazer com que Tillerson desistisse da renúncia.

"Eu nunca considerei deixar esse posto. Eu ficarei aqui até que o presidente ache que eu sou útil para atingir seus objetivos", disse Tillerson.

"Meu comprometimento com o sucesso do nosso presidente e do nosso país é tão forte quando no dia em que aceitei a sua oferta para servir como secretário de Estado."

Mais cedo, o presidente havia publicado em sua conta no Twitter que a NBC News "é ainda mais desonesta que a CNN". "Eles são uma desgraça para a boa reportagem. Não surpreende que a sua audiência esteja despencando!", escreveu.

Depois do pronunciamento de Tillerson, Trump disse que a NBC News devia um pedido de desculpas aos EUA.

trump nbc

Ainda segundo a reportagem da NBC News, as tensões entre Trump e Tillerson aumentaram no fim de julho, depois que o presidente fez discurso político, que foi duramente criticado, para a maior organização de escoteiros do país, da qual o secretário de Estado já esteve à frente.

Alguns dias antes, no entanto, em 20 de julho, Tillerson teria chamado Trump de "idiota" após um encontro no Pentágono com membros da equipe de segurança nacional e membros do gabinete do presidente.

Um funcionário do governo ouvido pelo canal CNN confirmou a declaração do secretário de Estado e disse que Trump já sabia que Tillerson tinha o chamado de "idiota".

Nesta quarta, após fazer seu pronunciamento, o secretário de Estado não negou o ocorrido ao ser questionado sobre o xingamento ao presidente, respondendo apenas que não se envolveria com "coisas mesquinhas".

"Isso é o que não entendo sobre Washington. Novamente, eu não sou deste lugar. Mas de onde eu venho, não lidamos com esse tipo de mesquinharia sem sentido", disse Tillerson, que erapresidente da gigante petroleira Exxon Mobil antes de assumir o posto no Departamento de Estado.


Endereço da página:

Links no texto: