Folha de S. Paulo


Trump oferece condolências às vítimas do ataque em Las Vegas e suas famílias

A Casa Branca informou que o presidente americano, Donald Trump, foi informado sobre o ataque ao festival de música em Las Vegas —o mais grave na história moderna dos EUA.

Usando tanto sua conta pessoal quanto a oficial da presidência americana, Trump escreveu no twitter: "Meus pêsames às vítimas do ataque em Las Vegas e a suas famílias. Que Deus os abençoe!".

O presidente Michel Temer também usou a rede social para expressar suas condolências. "Terríveis as notícias sobre o ataque em Las Vegas. Nosso sentimento de pesar e solidariedade às vítimas, aos familiares e ao povo americano", escreveu ele.

O Itamaraty informou em comunicado que até o presente não há registros de brasileiros entre as vítimas do ataque e que o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles seguirá monitorando a situação.

O ministro de relações exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, também expressou suas condolências em um comunicado oficial e disse estar "pronto para ajudar no que for preciso".

"O Reino Unido está junto ao povo americano contra essa violência indiscriminada. Meus pensamentos estão com todos aqueles afetados", afirmou.

Johnson também informou que seu ministério estava em contato com as autoridades de Las Vegas para verificar se algum cidadão britânico estava presente no momento do ataque.

O governador do Estado de Nevada, o republicano Brian Sandoval, disse que "o ato trágico e hediondo abalou a família de Nevada". "Nossas orações estão com as vítimas e todos afetados por esse ato de covardia", afirmou.

Artistas também se manifestaram durante a madrugada. "Horrorizada ao saber do tiroteio em Las Vegas. Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Rezando pela segurança de todos", escreveu a cantora Mariah Carey numa rede social.

A também cantora Celine Dion disse estar rezando "por todas as vítimas inocentes e suas famílias".

Por causa do horário, líderes na Europa e o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, manifestaram suas condolências antes mesmo que Trump.

"Os pensamentos do Reino Unido estão com as vítimas e os serviços de emergência que responderam ao chocante ataque em Las Vegas", disse a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Turnbull afirmou que a "Austrália está de luto com os EUA" e os primeiro-ministros da Suécia, Stefan Lofven, e da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, também mandaram mensagens de apoio às vítimas.

NENHUM BRASILEIRO

O núcleo de assistência a brasileiros do Ministério de Relações Exteriores está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones (61) 2030-8803 e (61) 2030-8804 e também pelo email dac@itamaraty.gov.br.

Nos demais horários, é possível entrar em contato com o plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos no número (61) 98197-2284.

Para casos de emergência, contatar o plantão do consulado-geral do Brasil em Los Angeles no número +1 213 453-1084 ou o Setor de Assistência a Brasileiros, no e-mail sab.losangeles@itamaraty.gov.br.


Endereço da página:

Links no texto: