Folha de S. Paulo


Meios da Catalunha ganham guerra midiática contra imprensa espanhola

Josep Lago - 14.set.2017/AFP
O premiê catalão, Carles Puigdemont (centro), lê o jornal
O premiê catalão, Carles Puigdemont (centro), lê o jornal "El Vallenc" ao visitar a sede da publicação

O plebiscito da Catalunha já tem ganhadores, pelo menos na mídia. A votação disparou a audiência dos veículos de comunicação da região no Facebook e no Twitter.

A Folha analisou o desempenho nas redes sociais de matérias e posts de diferentes editorias de jornais, revistas, sites, rádios e canais de televisão. A ferramenta utilizada, EzyInsights, é específica para Redações e análise jornalística.

Das 20 notícias mais populares em todo o país entre 23 e 29 de setembro, nove eram sobre o plebiscito. Essas geraram ao menos 551 mil "engajamentos" —medida que soma curtidas, comentários e compartilhamentos. As outras 11 notícias eram sobre esportes, animais e receitas culinárias, entre outras amenidades.

Quando se mede a capacidade de viralização —ou seja, a velocidade com que os engajamentos acontecem—, chega-se a um montante ainda mais expressivo: 14 das 20 principais notícias da semana tinham o plebiscito como assunto.

PEQUENO

Nesse ponto, chama atenção a performance do jornal barceloneta "Ara" ("agora" em catalão), de posição claramente pró-independência.

Com apenas 87 mil leitores diários, o "Ara" ocupa o 39º no ranking dos veículos mais lidos do país, segundo a organização AIMC.

Em primeiro na lista está o diário esportivo "Marca", com 1,9 milhão de leitores, e em segundo, o jornal "El País", com 1,1 milhão. Entretanto, nenhum dos dois teve mais engajamentos do que o "Ara" durante a semana anterior à votação.

A estratégia do pequeno diário, criado há sete anos, foi aglutinar suas notícias em uma transmissão on-line ao vivo e ininterrupta, que só cresceu ao longo da semana.

Na quarta-feira (27) de manhã, o vídeo focado no plebiscito tinha cerca de 250 engajamentos por minuto. Na tarde de quinta (28), chegou a 400, e à noite se tornou a publicação em redes sociais mais popular da Espanha, mesmo quando comparada a veículos não jornalísticos, como as páginas dos clubes Barcelona e Real Madrid.

Transmissões ao vivo foram garantia de audiência não apenas para o "Ara" mas também para a rádio Catalunya, que em seu programa matutino de quinta conseguiu 25 mil engajamentos apenas com uma notícia sobre o fechamento do espaço aéreo de Barcelona no domingo (1º). Normalmente, o veículo ocupa o 12º lugar no ranking das rádios espanholas.

Outro veículo de mídia que surfou na onda da notícia do fechamento do espaço aéreo, conseguindo 23 mil engajamentos, foi o jornal digital "El Món" —empresa privada que tem apoio do governo da Catalunha.

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DISPUTA ONLINE
plebiscito domina as redes sociais na Espanha

551 mil
engajamentos foram gerados pelas 9 notícias mais populares sobre o referendo nos últimos sete dias

14 das 20
notícias de mais rápida viralização nos últimos sete dias são sobre o referendo

Notícias que viralizaram mais rápido na tarde de sexta (29):

1. Ofensiva do 'Estado Espanhol'
2. Entrevista coletiva do secretário de Justiça
3. Conflito na Universidade de Barcelona
4. Ação policial
5. Fechamento do espaço aéreo para impedir a transmissão de imagens das ruas no domingo
6. Apoio dos bombeiros ao plebiscito
7. Informe da ONU sobre possível violação de direitos humanos por parte do governo espanhol
8. Apresentação das urnas

Fonte: EzyInsights, informações colhidas entre 16h e 17h (hora local em Barcelona) de sexta (29) no Facebook e Twitter na Espanha

Editoria de Arte/Folhapress

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